Escolha uma opção:

sábado, 14 de setembro de 2019

CPI da Lava Toga - apoiar ou não? Atualizado!

Já existe no momento uma guerra entre os senadores, visando a instauração da CPI da Lava Toga.
Nos primeiros dias em que comecei a acompanhar as movimentações para esta instauração, pelas notícias que ouvi, entendi que seria importante que ela fosse iniciada, doesse em quem doesse...



Cheguei até a desconfiar que o senador Flávio Bolsonaro devesse no cartório e por isso não desse o seu apoio à CPI.
Contudo, após entrevista esclarecedora do senador no canal Terça Livre, cujo resumo você pode acompanhar abaixo, eu mudei a minha opinião e entendi perfeitamente o porquê da oposição do mesmo.
O motivo do meu entendimento não foi porque eu apoio o governo do Presidente Bolsonaro e, como muitos, estou vendo inúmeras medidas positivas que estão sendo alcançadas, apesar da pressão da mídia que apoiava o governo anterior e que, ao meu ver, atuando em causa própria, não divulga os fatos positivos que estão acontecendo, quase que diariamente.
A minha compreensão sobre o posicionamento do senador Flávio se dá, principalmente, porque eu sou funcionário público municipal, responsável por um setor de transporte público, mas também atuando no apoio às questões relacionadas ao processamento de multas de trânsito e estatísticas de acidentes de trânsito.
Neste meu trabalho surgem, além do trabalho diário, diversos novos projetos, respostas de processos relacionados, etc.
Imaginem os amigos a seguinte questão: vamos supor que se instaurasse uma CPI para apurar irregularidades na prefeitura em que trabalho, colocando em risco o meu emprego.
Vocês acham que eu continuaria a dar prioridade para as respostas de processos e os novos projetos, em vez de me dedicar integralmente para defender a minha função pública?
É claro que não!
Minha prioridade seria defender minha função, pois a lógica indica que sem ela nada mais importaria, afinal, a continuidade do meu trabalho dependente da minha permanência na função.
Agora vamos levar esse exemplo para o senado e supremo, com a instauração da CPI da Lava Toga.
De um lado o senado vai investigar as ações do supremo e, do seu lado, claro, o supremo vai priorizar a manutenção dos seus cargos.
Inclusive no senado, a prioridade também será investigar o supremo, devido a pressão popular.
O que entendo que vai acontecer: todos os demais projetos necessários para que o Brasil continue avançando vão ficar em segundo plano.
Para quem isso interessa? Para quem interessa uma guerra entre o senado e o supremo nesta altura do campeonato? Obviamente para aqueles que estão contra o governo e que torcem para que ele fique paralisado, pois assim será mais fácil de conquistar o apoio da população e, quem sabe, derrubá-lo em 2022.
Isso pode até parecer uma bobagem, mas quais sãos os maiores anseios da população? Continuam sendo segurança, educação, saúde e trabalho.
Para que o governo continue avançando, buscando tirar o país do buraco onde os governos anteriores o colocou, através de uma má administração, corrupção, aparelhamento das instituições públicas, etc, etc, se faz necessário que os bons trabalhos continuem sendo realizados e que os novos projetos que dependem da aprovação de leis sejam acelerados.
Assim, na minha opinião, é claro que não é a hora da instauração da CPI da Lava Jato.
Com isso não estou querendo dizer que temos que fechar os olhos para a corrupção, ao contrário: temos que continuar apoiando com todas as nossas forças o governo e, através dele, a Lava Jato, torcendo para que o nosso PGR, Augusto Aras, seja implacável nas suas decisões e que o combate à corrupção continue no mesmo ritmo.
Mais dia menos dia todos aqueles que devem, que estão envolvidos em ações corruptas, serão investigados e punidos.
Mas é claro que essa é a minha opinião. Deixo os vídeos abaixo para que assistam e formulem as suas próprias opiniões, visando sempre o melhor para o nosso país.

Em tempo: acrescentando um excelente argumento do Terça Livre, de uma pessoa que sabe do que está falando. Assistam!






Abraços renovados para todos!