Escolha uma opção:

Memrise - Aprendendo e Ensinando (Ilustrado)


Há exatamente 27 dias atrás eu conheci o Memrise através DESTA postagem no fórum OuterSpace do amigo ZNP, criador do excelente blog Zinplez.
A ideia da postagem, cujo título me chamou a atenção, era "procrastinar com sabedoria" e isso é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, quando a opção se faz necessária.
Mas falando do Memrise, o que é? 
Resumidamente é um aplicativo gratuito, que também possui versão pró e tem versão online no PC, que pode ser baixado no celular, com testes de memorização para idiomas e outra infinidade de títulos, que se utilizam principalmente de flashcards e outros recursos, inclusive áudio, e que visa fazer que aquele momento em que você vai perder sem fazer nada importante possa ser substituído por um lazer inteligente.
Mas o que o Memrise tem, além disso, de interessante?

Além do fato de aprender e memorizar assuntos novos, linguagens novas, etc, existe uma competição para ver quem está aprendendo mais, bastando seguir seus amigos e ir acompanhando os resultados. Para cada palavra aprendida ou estudada, existe uma pontuação específica que depois pode ser verificada por semana, mês ou período em geral. Cada curso contem uma meta diária e conforme vai cumprindo essas metas, você começar a ganhar distintivos de dias seguidos de aprendizado. Além disso, você também vai subindo de nível conforme aumenta sua pontuação e ganha um distintivo por isso também. Veja os exemplos de distintivos:


Todos os cursos que você faz podem ser visualizados no site, com suas respectivas metas:



Como estou seguindo muitas pessoas por lá, o meu ranking semanal de hoje (6/08/16) está muito apertado, estou em décimo, vejam:


Não é uma posição ruim, se pensarmos bem, afinal só conheci o aplicativo há 27 dias, mas na pontuação por todo o período, hoje eu estou um pouco (anos luz) distante do primeiro colocado:


Bom, e tem mais algum outro recurso interessante no Memrise?
Que bom que perguntou! ;)
Além de poder fazer os cursos disponíveis em diversas áreas, outro recurso interessantíssimo é o de poder criar seus próprios cursos, baseado no seu conhecimento obviamente e na matéria que pretende abordar, que outros usuários poderão aprender também. E o melhor de tudo: o processo de criação é inteligente e fácil! Bom, aparentemente é difícil, você verá abaixo, mas no fundo é "mamão com açúcar"! :)
Esse processo de criação é feito no site eu utilizo o PC para isso. Clique nas imagens abaixo para ampliá-las e melhor compreender este processo.
Vou usar um curso que criei como ilustração para demonstrar o processo de criação e que se encontra nesse link: Placas de Sinalização de Trânsito do Brasil
Percebam na imagem abaixo vários detalhes interessantes: 


Eu aprendi 207 palavras de 270 possíveis e 89 estão na memória de longo prazo, e eu presumo que aparentemente essas 89 palavras o aplicativo já identificou que eu dificilmente as esquecerei tão fácil.;
Existe um ranking também individual para cada curso;
Cada nível é ilustrado como uma flor num vaso, conforme se vai aprendendo essa flor do conhecimento vai crescendo, muito legal essa ideia;
Como fui eu que criei o curso, obviamente existe um botão no canto superior direito demonstrando que eu posso editá-lo em qualquer momento. 
Aqui já entra a minha mais importante dica na hora da criação: primeiramente tenha em mãos todos os dados que vai utilizar para formatar seu curso. Por exemplo: se vai fazer um curso de palavras em espanhol, tenha todas elas numa planilha, as palavras numa coluna e seu significado em outra. Se vai utilizar imagens para ilustrar essas palavras, já tenha uma pasta em seu computador com todas elas e, se for utilizar áudio, também já tenha todos eles gravados e separados em outra pasta.
Feito isso inicie o processo de criação do curso que vou ilustrar mais detalhadamente a partir de agora.

Obviamente que para criar um curso ou estudar um, você precisa logar no sistema. Para isso você pode criar uma conta ou logar com Facebook ou Google+:


Uma vez logado, se você é como eu e tem dificuldades com o inglês sugiro ir no seu painel de controle e alterar o idioma:



Depois disso clique no menu Cursos, altere a caixa "Eu falo" para "Português do Brasil" e clique no botão "Criar um curso":


Agora dê um nome ao curso, escolha na caixa "Ensinando" onde seu curso se encaixa. Por exemplo, se for um teste de memória, como o que eu fiz com as placas, você pode escolher na sessão "Memory training" a opção "Memory palaces" ou se for um curso de espanhol, como citei antes, utilize na sessão "Languages" a opção "Spanish".
Escolha abaixo a linguagem para quem é destino o curso, coloque tags que auxiliarão a busca pelo seu curso;
Acrescente uma descrição do que se pretende com o curso e abaixo coloque uma descrição resumida, depois é só clicar no botão "Criar curso";



Você será direcionado para um tela parecida com esta:


Mas vamos utilizar a do meu curso de placas como parâmetro, então a tela que eu vejo, se for editar o curso, é essa:


Eu vou falar sobre todos os detalhes visualizados, mas primeiramente clique na opção Detalhes:


Nessa tela acima é fundamental que você mantenha no campo Status a opção "Incompleto" até ter seu curso concluído e pronto para liberar;
No botão "Carregar imagem" você faz upload de uma imagem em formato quadrado e que irá representar seu curso;
A opção "Áudio ativado" deve estar ligada caso você vá utilizar áudios no seu curso;
Escolhida todas as opções, clique no botão Salvar;
É também nesse local que você pode excluir o curso, caso era somente um teste.
Retornemos para a tela anterior, mas de um curso novo e não o meu, para ficar mais fácil o entendimento:


Vamos item por item:
Palavras é a tela onde você está e vai inserir as palavras;
Contribuinte serve para adicionar um colega para auxiliar na construção de um curso, veja:


Basta escrever o nome do amigo e clicar em Adicionar membro, depois em Salvar.
Continuando... O botão Avançado nos dá duas opções:


Adicionar palavras em lote é para o seguinte: lembra que eu disse para você deixar o curso preparado numa planilha, onde numa coluna estaria a palavra e na outra a descrição. Pois bem, aqui utilizaremos esses dados para facilitar a inclusão de informações no curso.
Como gosto muito de matemática, vou usar uns dados básicos que coloquei numa planilha referente à multiplicação:

Nessa planilha eu seleciono as colunas das palavras e descrição e clico em CTRL + C (ou clico com o botão direito e escolho a opção Copiar):


Depois vou no Memrise no botão Avançado e escolho a opção Adicionar palavras em lote:


Abrirá a seguinte tela:


Na opção Delimitador de palavras, deixe como Aba;
Cole seus dados na caixa de texto, que no caso do nosso exemplo ficará assim:


Depois clique em Adicionar e veja o resultado, onde a coluna Memory Palaces é a das palavras e Portuguese (Brasil) é a da descrição, mas logo aprenderemos a alterar essa nomenclatura.:


Essa é uma forma rápida de inserir palavras ao seu curso, podendo colocar até um número de 1000 palavras de cada vez.
Dica importante: enquanto eu fazia esse help, criei um novo curso para algarismos romanos de 1 até 1450 e na hora de colar uma quantidade expressiva de palavras, verifiquei um pequeno Bug no Memrise: de cada 100 registros colados, ele comeu o centésimo. Assim, se for fazer uma colagem grande, faça uma pequena revisão.
Contudo, apesar da opção mencionada acima, você pode optar por adicionar manualmente palavra por palavra e sua respectiva opção:


A palavra é da coluna à esquerda e a descrição da coluna à direita. Depois é só clicar no botão em azul +, do lado esquerdo da palavra.
Vamos agora alterar os nomes das colunas. Para isso você deve clicar no ícone azul do lado direito do título:




Ao clicar aparecerá a tela abaixo recheada de opções que poderão ser alteradas. No campo Etiqueta você pode alterar o nome da coluna. No meu exemplo colocarei como Multiplicando e na outra coluna mudarei para Resultado. Ah, aproveite para ver através da aba Teste outras opções que essa propriedade tem e que podem ou não ser utilizadas na hora de testar as palavras.



No meu caso, ficou desta forma:


Ótimo! Agora vamos ver a outra opção no botão Avançado:

Essa é uma opção interessante, pois é através dela criaremos outras colunas que podem conter outras informações relacionadas. Por exemplo, no caso do meu exemplo, pode ser a multiplicação inversas que dará o mesmo resultado ou uma divisão que resulte no mesmo resultado, são muitas as vertentes.
Contudo, o melhor uso para essas colunas será para acrescentar possíveis imagens ou áudios. Aqui cabe uma ressalva interessante deduzida por mim: se o criador do curso utilizar áudio ou imagem, a opção Revisão Rápida que o Memrise disponibiliza não funcionará, pois aparentemente este recurso só funciona com cursos que possuem textos.
Mas vamos ao que interessa, clicando em adicionar coluna, você será direcionado para esta tela:


Escolha um nome para a coluna, escolha a opção Imagens e clique no botão Adicionar.


Perceba que para cada linha das palavras existentes, agora existe botão Enviar, que serve justamente para você carregar uma imagem para o Memrise. Dê preferência para imagens leves, tenha em mente que seu curso rodará num celular.
Esse mesmo esquema vale para os áudios.
Agora para ficar mais interessante vou pular para o meu curso de placas de trânsito:


Perceba algumas coisas:
Existe um botão de adicionar níveis do lado esquerdo, pois o meu curso é divido em níveis;
Sumiu o botão Avançado, agora para criar uma nova coluna é necessário clicar na opção Banco de dados que surgiu e escolher a opção acima do Adicionar Novo (imagem abaixo), que serve para criar um novo Banco de dados;
Como o meu curso está em níveis, existe uma opção (show/ ride) para exibir as palavras daquele nível específico (figura abaixo).



Percebam na última imagem acima que o botão Avançado ressurgiu quando clicamos em show/ ride, mas agora só para inserir palavras em lote.
Quando você clica em Image ele mostra a imagem que você carregou no Memrise:


Por que dividir o curso em níveis?
Isso é bom caso você vá falar sobre tópicos específicos dentro do meus assunto. No meu caso se fez necessário, pois eu dividi placas de regulamentação das placas de advertência, por exemplo.
Bom, terminando de fazer todas as alterações, você deve Salvar e continuar, que fica no fim da página, mas para isso vamos voltar para o meu curso Teste e sem imagens por enquanto:


Aparecerá a seguinte tela:

Existe um botão de opções, cuja função mais importante é Reiniciar. Como você está testando o curso, você pode querer zerar a qualquer momento. Mas cliquemos em Aprender:


Na imagem acima temos diversos detalhes interessantes:
Na faixa verde está a meta diária automática de aprendizado, que como default vem com 5 palavras a serem aprendidas;
Logo abaixo estão os nomes das colunas aqui verticalmente e suas respectivas informações. e houvesse uma imagem relacionada ao resultado "1", ela seria mostrada aqui;
Na parte mais abaixo é um local onde você pode acrescentar um Mem, que nada mais é uma superimagem relacionada ao item abordado. Se você clicar neste espaço ele mostrará a imagem abaixo e logo após um local para enviar uma imagem personalizada;
Do lado direito basta clicar para dar prosseguimento ao teste.





Quando clicar no canto direito ele irá para mais uma palavra a ser aprendida:


Somente clique novamente no canto direito e para prosseguir e verá a imagem abaixo:


No PC, diferente do celular, temos do lado direito um círculo que conta o tempo para que se responda a questão. quanto mais rápido responder, melhor será sua pontuação;
Neste teste aparece o valor do resultado acima e as possíveis multiplicações abaixo para você escolher a resposta correta. Se não souber a resposta, você pode ainda optar por clicar abaixo e ver a resposta.
Depois de responder a dois testes, o Memrise me apresenta uma nova palavra:


Na imagem acima você observa a barra de andamento da lição no canto superior esquerdo e o canto superior direito você observa os pontos ganhos. Vou prosseguir até o final para você acompanhar o resultado deste meu teste:


Veja quanta informação quando você encerra uma sessão:
Ele dá a quantidade respostas corretas;
Velocidade em que você respondeu;
Percentual de acerto;
E total de pontos.
Para prosseguir é só clicar em Próximo e ele dará outras informações:


Eis as informações adicionais:
Quantidade de palavras aprendidas;
Quantidade de palavras na memória a longo prazo;
Agora você pode optar por fazer uma revisão, indicado quando se tem dificuldade no que aprendeu, ou aprender novas palavras clicando no botão verde.
O botão rosa de título difícil é para a versão Pró do Memrise.

Pronto, você já sabe como funciona o programa. No celular não é muito diferente, somente é mais prático e não tem as opções de edição do curso.

Agora vou fazer um exemplo, neste mesmo teste, incluindo imagens, para que você tenha uma ideia do procedimento, apesar de ser simples. Vamos primeiramente retornar a tela inicial e clicar no botão Editar curso:

Veja que o meu teste me gerou pontos. Isso é bom, pois além de contribuir com algum tipo de conhecimento, contribuo comigo mesmo na competição por pontos! ;)

Agora entrando na tela, na coluna imagem, clicamos no botão Enviar:


ele vai abrir um gerenciador de arquivos para você buscar a imagem correspondente. No caso do meu teste é o número 1 para ilustrar o curso:


Veja que após enviado ele já aparece ao clicar no botão Image:


Note que existe um ícone no canto direito que permite a exclusão da imagem.
Eu vou colocar as demais imagens necessárias aqui e depois faremos um teste, clicando no botão Salvar e continuar:



Como eu já tenho 5 palavras aprendidas, vamo usar um recurso que mencionei antes, o de Reiniciar:


Ele jogará uma mensagem na tela, mas clique em Sim:


Veja que ele zerou as palavras que eu aprendi, mas para quem ia surtar, fique traquilo, os pontos ficam! \o/


Vamos clicar em aprender para ver o que acontece:


Olha que legal! A imagem agora aparece na hora de aprender as multiplicações. Só que ainda não aparecem nos testes, pois para isso precisamos direcionar o teste para a coluna de imagem. Retornemos para a edição do curso e vamos clicar naquele ícone que marquei na tela, o qual não visitamos ainda:


Ao ser clicado ele nos manda esta tela:


Nesta tela, na caixa do Teste Ativado, se encontra a sua palavra e na caixa "Ajuda com" se encontra o resultado, no caso da minha multiplicação. Da forma que está a ordem é a seguinte: verifique a coluna "Multiplicando" de acordo com o que contem a coluna "Resultado".
Para que coloquemos a imagem como referência na hora da testagem, vamos alterar o campo "Ajuda com" para a respectiva coluna que contem a imagem:


Basta agora clicar em Salvar e vamos testar para ver como o curso ficou:



Perceba que algo já esta diferente. Creio que estamos no caminho certo, vamos clicar em aprender para descobrir:

Percebam que a ordem mudou e a imagem subiu e o resultado ficou agora como coadjuvante. Prosseguindo com o teste percebemos que a imagem de fato agora está sendo testada, conseguimos ilustrar o curso, tanto numa direção quanto outra, ou seja, imagem e multiplicação, multiplicação e imagem:




É isso! Agora você já tem elementos suficientes para fazer seus próprios cursos!
Contudo, se restarem dúvidas, olha o meu e-mail aqui: jgcostabr@gmail.com (use e abuse da amizade!)
E, por que não, como bônus, eu vou deixar abaixo os endereços dos cursos que faço atualmente no Memrise, bem como os meus próprios, pois apesar de vocês poderem ver no meu perfil, se eu terminar algum, vou retirá-lo de minha lista:

Algarismos Romanos
Placas de sinalização de Trânsito do Brasil
1-20 Multiplications 
Advanced Math
Operações Básicas 1-100
Técnicas de Informática
Powers of 2
1 - 144 Times Tables
100 Perfect Squares
Multiplications Table
Learn Times Tables with Audio
100 X 100 Multiplication Table
Ultimate Tabuada
Tabuada em Português (com áudio)
História e Geografia (4A)
Siglas - Planejamento de Transporte
Nomear as Coisas!
Learn US Driver's License
Expressões da Língua Portuguesa
Animals
USA Driving Test
Learn UK Driver's License
Palavras Rebuscadas do Português
Reprogramação da Memória
3000 Palavras mais Utilizadas

O que eu aconselho: não façam tantos cursos assim, ou pelo menos daqueles que fizerem, cumpram as metas diárias. Pesquisem outros cursos de seus interessem, aprendam e muito! Ah, e me sigam, sou JoeFather e enquanto a minha agenda permitir você me verá entre os melhores do seu grupo.

Abraços renovados!

4 comentários:

  1. Parabéns. . Gostei. . Vou experimentar.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, meu amigo!

    Lembra do meu projeto de mestrado? Pois é, Memrise tá lá como segundo experimento didátivo-pedagógico!

    To seguindo seu site no feedly!

    Abs

    ResponderExcluir