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O Xadrez da Sorte



Sempre fui um jogador!

Desde pequeno gosto de aprender novos jogos, com suas regras, nunca me viciei em nenhum, sempre tive o desejo de me superar desafios, de melhorar, mas sempre esbarrei na dona sorte. Então, criativo que eu sempre fui, segundo as boas e más línguas, desenvolvia outros jogos baseados naqueles que eu jogava e os modificava de tal forma que a sorte não foi mais era o fator crucial para se vencer, fazendo que uma estratégia precisasse sempre ser utilizada também!

No caso do Poker e do Truco, por exemplo, tais jogos independem também da sorte, pois se pode blefar, o que não deixa de ser uma estratégia que influencia no resultado.

Mas daí veio a adolescência e a fase de mudança para a maturidade e percebi que alguns jogos que eu gostava, em especial o xadrez, não era muito bem aceito por muitos colegas uma vez que se exigia um alto grau de concentração e inúmeras estratégias diferenciadas, estudo de jogadas, e mais uma infinidade de detalhes. Mas sabia que além de milenar era um jogo fantástico, então como fazer para que alguns colegas meus o jogassem, eliminando esse bloqueio inicial.

Vejam que cheguei num ponto onde teria que a meu ver fazer o contrário do que fazia antes, ou seja, precisava acrescentar um toque de sorte e azar dentro de um jogo onde somente a lógica prevalecia.

E com o passar do tempo vieram meus filhos e percebi a mesma resistência neles em aprender um jogo mais complicado, então me decidi: vou criar uma versão do xadrez! Está certo, mandem trazer as camisas de força, isso não existe eu sei, não se pode mudar as regras de um jogo milenar, impossível, ninguém vai querer nem ouvir falar...

Mas não é que deu certo! Bom, pelo menos dentro da minha família e alguns colegas!

Fiz uma adaptação do jogo onde se iniciava somente com os peões no tabuleiro e as jogadas não eram mais comandadas diretamente pela visão do jogador, ele dependia da sorte dos dados para fazer seu próximo movimento. Com isso acabei unindo a sorte e azar com a estratégia, além de indiretamente levar um aprendizado ao xadrez, pois os movimentos das principais peças continuaram iguais ao do jogo original.

Meus filhos não só aprenderam a jogar xadrez como ficaram até bonzinhos, certo, nunca me venceram, no final, antes de dar o xeque mate sempre vacilavam e eu virava o jogo! Mas não sou nenhum “JoeFathervikis” do xadrez, faz um bom tempo que nem brinco, somente jogo para o lazer mesmo.

Em resumo da opera então, o objetivo principal do Xadrez da Sorte é despertar o interesse no jogo de xadrez de uma maneira mais simples.
Falando em regras, vamos a elas!

Se preferir, pode baixar aqui as regras num arquivo PDF.


XADREZ DA SORTE


MATERIAL


• UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS.

• DOIS DADOS COMUNS.

• AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ.


PONTUAÇÃO DOS DADOS

• A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE:


2 = R1 (RETORNA UMA CASA)

3 = D1 (MOVE UMA CASA NA DIAGONAL)

4 = H1 (MOVE UMA CASA NA HORIZONTAL)

5 = V1 (MOVE UMA CASA NA VERTICAL)

6 = D2 (MOVE DUAS CASAS NA DIAGONAL)

7 = H2 (MOVE DUAS CASAS NA HORIZONTAL)

8 = V2 (MOVE DUAS CASAS NA VERTICAL)

9 = D3 (MOVE TRÊS CASAS NA DIAGONAL)

10 = H3 (MOVE TRÊS CASAS NA HORIZONTAL)

11 = V3 (MOVE TRÊS CASAS NA VERTICAL)

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)


• A PONTUAÇÃO APÓS PROMOÇÃO DOS PEÕES:


2 = PEÃO

3 = REI

4 OU 5 = CAVALO

6, 7 OU 8 = BISPO

9, 10 OU 11 = TORRE

12 = RAINHA


MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS


• PEÃO:

SEGUE AS ORIENTAÇÕES DA PONTUAÇÃO AO PÉ DA LETRA, OU SEJA, DE UMA A TRÊS CASAS NA VERTICAL, DIAGONAL OU HORIZONTAL. É A ÚNICA PEÇA QUE A PONTUAÇÃO R1 MOVIMENTA.


• TORRE:

MOVE-SE DE UMA A TRÊS CASAS NA HORIZONTAL E VERTICAL.


• BISPO:

É MOVIMENTADO DE UMA A TRÊS CASAS NA DIAGONAL.


• RAINHA:

EM QUALQUER DIREÇÃO, DE UMA A TRÊS CASAS.


• REI:

EM QUALQUER DIREÇÃO SOMENTE DE UMA EM UMA CASA.


• CAVALO:

SUA MOVIMENTAÇÃO É DADA NAS PONTUAÇÕES DOS DADOS PARA A FORMAÇÃO DE “L”, COM EXCEÇÃO DAS MOVIMENTAÇÕES PARA A DIAGONAL E PARA TRÊS CASAS NA HORIZONTAL OU VERTICAL.
ESSE "L" É FORMADO, POR EXEMPLO, COM UMA MOVIMENTAÇÃO PARA A VERTICAL E DUAS NA HORIZONTAL, OU DUAS NA VERTICAL E UMA NA HORIZONTAL, EM QUALQUER DIREÇÃO.
O CAVALO, COMO NO XADREZ, É A ÚNICA PEÇA QUE PULA SOBRE CASAS OCUPADAS POR PEÇAS ADVERSÁRIAS OU ALIADAS.


O JOGO


• CADA JOGADOR COLOCA-SE EM LADO OPOSTO AO OUTRO, COM A CASA BRANCA DA SUA PRIMEIRA FILEIRA DO TABULEIRO INICIANDO NA DIREITA.

• INICIA-SE COM OITO PEÕES DA MESMA COR, COLOCADOS LADO A LADO NA PRIMEIRA FILEIRA E QUEM TIRAR PONTUAÇÃO MAIOR NOS DADOS FAZ A PRIMEIRA MOVIMENTAÇÃO DO JOGO. AS DEMAIS PEÇAS (REI, RAINHA, ETC.) SÃO COLOCADAS A DIREITA DO JOGADOR.

• SE COM A PONTUAÇÃO RETIRADA NOS DADOS O JOGADOR NÃO PUDER MOVIMENTAR NENHUMA DE SUAS PEÇAS QUE SE ENCONTRAM NO TABULEIRO, ESTE PERDERÁ A VEZ. UM EXEMPLO DISSO É AO INICIAR O JOGO TIRAR PONTUAÇÃO L1, L2, L3 OU R1, POIS COMO OS PEÕES AINDA SE ENCONTRAM LADO A LADO NÃO HAVERÁ PEÇA DISPONÍVEL PARA MOVIMENTAÇÃO.

• AS PEÇAS RETIRADAS DO ADVERSÁRIO SÃO COLOCADAS À ESQUERDA DO JOGADOR.

• PARA SE RETIRAR UMA PEÇA DO ADVERSÁRIO, A MOVIMENTAÇÃO DEVE TERMINAR SOBRE A PEÇA ADVERSÁRIA, FICANDO A PEÇA QUE SE MOVIMENTOU NO LUGAR DESTA.

• PARA SE COLOCAR UMA PEÇA NO JOGO NECESSITA-SE PROMOVER UM PEÃO, CHEGANDO COM ELE NA PRIMEIRA FILEIRA DO ADVERSÁRIO. TIRA-SE A SORTE NOS DADOS PARA DEFINIR QUAL PEÇA ENTRARÁ NO JOGO E CASO A PONTUAÇÃO APONTE PARA UMA PEÇA QUE NÃO ESTEJA DISPONÍVEL, O JOGADOR PERDE A VEZ E NA PRÓXIMA JOGADA DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE TIRAR A SORTE NOVAMENTE, ATÉ CONSEGUIR CONCRETIZAR A PROMOÇÃO DO PEÃO.
ENQUANTO O PEÃO NÃO FOR PROMOVIDO, ELE PODE SER RETIRADO PELO ADVERSÁRIO. APÓS DEFINIDA QUAL PEÇA IRÁ ENTRAR NO JOGO, O JOGADOR ESCOLHE EM QUAL CASA QUER COLOCÁ-LO, NA SUA PRIMEIRA FILEIRA DO TABULEIRO. O PEÃO QUE FOI PROMOVIDO SAI DO JOGO, SENDO COLOCADO A DISPOSIÇÃO DO JOGADOR PARA RETORNAR AO JOGO.



PROMOÇÃO DAS PEÇAS DE CLASSE


QUANDO OS BISPOS, CAVALOS, TORRES OU RAINHA SÃO PROMOVIDOS, OU SEJA, CHEGAM A PRIMEIRA LINHA DO ADVERSÁRIO, O JOGADOR DEVE COLOCAR UM PEÃO QUE TENHA DISPONÍVEL ONDE QUEIRA NA SUA PRIMEIRA FILEIRA DO TABULEIRO. CASO NÃO EXISTA PEÃO DISPONÍVEL O JOGO PROSSEGUE NORMALMENTE SEM A OBRIGAÇÃO DA ESPERA DA CHEGADA DE UM PEÃO AO REINO, ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DO MESMO.

PARA QUE SE CONSIDERE A PROMOÇÃO DESTAS PEÇAS DE CLASSE, ELA DEVE ESTAR FORA DA PRIMEIRA FILEIRA DO ADVERSÁRIO E NÃO EXISTE LIMITE DE PROMOÇÃO, ENQUANTO HOUVEREM PEÕES ESTES PODEM SER RECOLOCADOS EM JOGO.


O REI


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES EM RELAÇÃO AO XADREZ:


• O REI NO XADREZ DA SORTE NÃO SOFRE XEQUE, UMA VEZ QUE A PRÓXIMA JOGADA DO ADVERSÁRIO DEPENDERÁ EXCLUSIVAMENTE DE SORTE PARA CAPTURÁ-LO, PORTANTO ELE TAMBÉM NÃO PODE SER "SUFOCADO" GERANDO O EMPATE DO JOGO, COMO ACONTECE NO XADREZ, POIS A SUA PRÓXIMA JOGADA NÃO SIGNIFICARÁ COM 100% DE CHANCE QUE O JOGO CHEGOU AO FIM, MESMO ELE SENDO A ÚNICA PEÇA DO TABULEIRO.

• NÃO EXISTE QUANTIDADE DE JOGADAS DETERMINADAS PARA QUE O ADVERSÁRIO CAPTURE O REI.


FINALIZANDO O JOGO


EXISTEM TRÊS MANEIRAS DE VENCER O JOGO:


• CAPTURANDO TODAS AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO QUE SE ENCONTRAM NO TABULEIRO.

• CAPTURANDO O REI DO ADVERSÁRIO.

• PROMOVENDO O REI.


MATEMÁTICA DA SORTE


• AO SE PROMOVER UM PEÃO SEGUE ABAIXO UMA TABELA DEMONSTRANDO A CHANCE DE COLOCAR EM JOGO DETERMINADAS PEÇAS:


PEÇAS %

BISPO = 45

TORRE = 27

CAVALO = 18

REI = 5

PEÃO OU RAINHA = 2


• DURANTE O JOGO SEGUE ABAIXO AS CHANCES PARA CADA TIPO DE JOGADA, COM DETERMINADAS PEÇAS:


PEÇA %

RAINHA = 97

PEÃO = 70

TORRE = 67

CAVALO = 48

BISPO = 32

REI = 27
 
 
Agora é só pegar um tabuleiro e treinar um pouco! Quem sabe não nos encontramos por aí!
 
Abraços!