Escolha uma opção:

Dragon Shadow - Sword of Light - Demo 2.5 Atualiz. 04/04/16





APRESENTAÇÃO


Meus amigos como vão todos!


Fui convidado pelo amigo  a dar a minha parcela de colaboração no seu projeto Dragon Shadow - Sword of Light, e nas últimas semanas

Auxiliei principalmente nos testes e em algumas discussões sobre o roteiro, mas o mérito do jogo é todo dele, ele é o idealizador, eu sou apenas um colaborador, e como tal montei esta breve apresentação do projeto e agora trago para apreciação dos amigos.

Existe uma motivação muito grande do  para a criação deste projeto, mas deixarei para me aprofundar nisso no último tópico desta apresentação. Agora vamos ao que interessa...



FICHA TÉCNICA



Colaboração do amigo Star Gleen



Criador: 
Desenhista/Animador: Luiz Felipe Martins
Testador: /
Roteirista: /(apoio)
Idioma: Português Brasileiro
Gênero: Fantasia
Engine: Rpg Maker VX Ace
Início do projeto: 01/05/2015
Lançamento do projeto: 13/10/2015
Duração da Demo: aproximadamente 10 horas
Andamento: 60%


BREVE INTRODUÇÃO





Em um passado distante, Homens e Dragões conviveram em harmonia no mundo. Era uma paz fundada na sabedoria e no respeito mútuos que se prolongou durante muitas gerações. Porém os homens expandiram muito seu território perturbando o equilíbrio do mundo.

Os dragões interviram em um ataque súbito aos homens que não respeitavam outros seres e seus territórios. Com isso, iniciou-se uma guerra que abalou para sempre o convívio entre ambos. Esta guerra se chamou “DRADON SHADOW”, pois os dragões em menor número atacavam e fugiam das flechas de longo alcance, mas não por muito tempo... Derrotados e humilhados os dragões que sobreviveram desapareceram dos reinos para se recuperar. Com o tempo os homens estenderam seus domínios por todo o Continente de ISMIR. 
     
Houve uma guerra entre os Reinos de Leonia e Grado que abalou o continente de Ismir. Devido às pretensões imperialistas de Grado e de seus mais fortes e astutos líderes, Leonia interveio. O resultado desta guerra de proporções gigantescas foi que Leonia com muitas baixas acabou se tornando a vencedora e Grado teve que ceder parte de seu território para consolidar o tratado de paz entre os dois Reinos. Com isso, o sentimento de revanche da parte de Grado aumentou como jamais visto ao longo dos anos. Após alguns anos o Reino de Leonia se encontra em relativa paz, depois do embate já consumado entre Leonia e Grado, que fez de Leonia a potência continental e o ponto de equilíbrio entre os outros Reinos.


ENREDO INICIAL




Uma potência militar como Leonia só pode transmitir paz caso tenha em sua liderança pessoas dispostas a preservar o significado desta palavra. Infelizmente existe um golpe de Estado orquestrado por um de seus Generais, Hector e o seu braço-direito, o Mago Damodar. Damodar assassinou o Rei Berek de Leonia fazendo com que o cavaleiro Terence parecesse o culpado e Hector derrubou todos aqueles que eram contrários ao seu novo ideal de Reino. Para tanto, deveria perseguir toda a Família Real e o Príncipe Orson herdeiro legítimo do trono, bem como seus aliados. 

Neste momento, um grupo de heróis liderado pelo Guerreiro Erick procura resposta para o aparecimento de vários tipos de monstros ao redor da vila do castelo de Leonia. 

De forma inesperada eles escapam do Caminho do Portal da Luz e chegam são e salvos na Vila. Ao relatar o ocorrido para o Ancião da vila ficam sabendo da morte do Rei e do desaparecimento do Cavaleiro Terence e do seu amigo o Espadachim Ernest. O Ancião então sugere para que eles encontrem os dois amigos e formem uma resistência para combater Damodar e Hector. Porém são acusados de conspirar contra o Reino e estão sendo perseguidos por mercenários contratados pelo General Hector.

Com muito custo se encontram com o Cavaleiro Terence e com o espadachim Ernest. Agora eles viajam pelo continente de Ismir, buscando ajuda e companheiros para restaurar a paz entre os Reinos.


PERSONAGENS




Esse jogo possui muitos personagens, começando com um grupo jogável de quatro heróis...
Isabelle
Feiticeira nascida no Reino de Grado e por isso tem sido caçada há tempos, ela busca seu lugar no mundo.
Erick
Um dos poucos mercenários que sobreviveram ao massacre durante a Guerra entre Leonia e Grado, ele entra num frenesi quando em combate.
Nathalie
Seu avô era um mestre do Gen Mak, e lhe ensinou tudo o que sabia. Agora ela luta por seu dojo.
Brenda
Arqueira que cresceu na floresta ao Oeste de Leonia, e agora busca vingança daqueles que a queimaram.
Terence
Cavaleiro do Reino de Leonia que perdeu seu posto, agora viaja procurando redenção.
Ernest
Espadachim à procura do antigo mestre, precisando de truques para manter sua arte viva.
Ryoma
Samurai desonrado (Ronin) busca vingança contra Yoshimitsu para recuperar sua honra.
Rick
Ladrão elegante que viveu à beira da sociedade de Grado toda sua vida. Daria sua vida pelos amigos.
Noah
Sábio que vivia no Castelo do Reino de Caerleon, ele previu um mal iminente e agora tenta preveni-lo.
Alice
Princesa do Reino de Magvel, que tem compaixão por seus inimigos e amor por seus aliados.
Mia
Amiga e rival de Nathalie, treinada na Arte Marcial Gen Mak pelo avô de Nathalie.
Leonardo
Espadachim destemido e corajoso torna-se mercenário para poder pagar uma dívida.
Elmer
Ladrão com habilidade de rastreamento. Irmão mais velho de Mai se orgulha de sua aparência e velocidade. 
Leon
Arqueiro, irmão da Brenda, ambos cresceram na floresta e agora buscam vingança contra aqueles que a queimaram.
Eliana
Mercenária que busca fama derrotando adversários fortes com sua lança.
Ralph
Mercenário Espadachim busca fama derrotando adversários fortes com sua habilidade com espada.
Eva
Amiga de infância de Leonardo, ambos participaram do Clã Aliança da Lua Nova.
Mila
Menina com poderes de invocação, integrante do Clã Aliança da Lua Nova.
Yuri
Onna-bugeisha (Samurai Feminino) serve o Samurai e General Ryoma.
Orson
Príncipe de Leonia busca vingança pela morte de seu pai o Rei Bereck.
Damodar
Mago misterioso do Reino de Grado. É o provável conselheiro que iniciou o primeiro conflito entre os Reinos de Grado e Leonia. 
Hector
General de Leonia nascido em Grado. Misterioso e poderoso, ele assassinou o Rei de Leonia controlando o Cavaleiro Terence com magia negra e ordenou a execução do Principe Orson. Terence o admirava por sua postura e bravura. 
Rita
Espiã a serviço de Leonia. Sua principal missão é proteger o Ancião da vila, mas ela está sempre ajudando o cavaleiro Terence e também o arqueiro Leon.  
Ancião da Vila
Ainda com nome indefinido, porém ele é uma personagem que revela muitos segredos do passado. Além disso, é como o líder do grupo.
Padre Noel
Padre do Reino de Leonia ajudou Terence e Ernest e foi obrigado a sair  de Leonia e pedir asilo no Reino de Magvel.
Sábio Worth
Rei de Caerleon e pai de Noah. Ele lutou lado a lado com o mago Damodar e com a Rainha dos Elfos Yuufa contra o Rei Orc e contra o Rei Dragão Bahamuth.
Sábio Nergal
É rival de Noah e ambos foram treinados pelo Sábio Worth. Nergal sempre procura mostrar para seu mestre que é mais poderoso e astuto que Noah.
Rainha Yuufa
Rainha dos Elfos da Floresta ela lutou com os homens em várias eras e ao longo dos anos percebeu a ganância dos homens e por isso, não confia mais neles e construiu um santuário entre as nuvens para abrigar seu povo. 
Rei Bereck
Rei de Leonia e pai de Orson. Morto por Terence aos olhos do General Hector. Ele era considerado um bom rei, pois ajudava todos aqueles que o procurava e fornecendo até asilo político. 
Lorde Yoshimitsu
Regente de Yamato é um tirano que se alia ao General Hector e Damodar para conquistar os reinos de Magvel e Caerleon.  
Lorde Vaynard
Regente de Grado é considerado um ótimo estrategista, infiltrando Hector e Damodar no Reino de Leonia para assassinar o Rei Bereck. 
Rei Demônio Yasha
Rei de Marmo. Ele governa com o auxílio de dois Dragões milenares, Narse o Dragão Negro e Balle o Dragão Vermelho.
Dragão Smaug
Os Dragões assim como os Elfos perceberam que os homens apenas destroem e decidiram acabar com eles, mas os homens em maior número derrotaram os dragões e Smaug percebeu que existem alguns homens que são diferentes como o povo da floresta e decide ajudá-los.


IMAGENS




Busquei trazer algumas imagens do jogo e principalmente algumas do desenhista e animador Luiz Felipe Martins, que deu um UP no jogo através do seu brilhante trabalho.




















VÍDEOS




Podem assistir os vídeos sem receio de encontrar spoilers. O primeiro vídeo é o trailer oficial e o último vídeo que trata de um puzzle matemático colocará na mente do jogador que é coisa de criança vencer o desafio, mas durante o jogo o puzzle se repete e vai ficando difícil até para os "Einsteins" de plantão!







DOWNLOAD





Clique AQUI para realizar o download da Demo 2.5 do jogo.

Eu já joguei a primeira versão da Demo posso adiantar o seguinte para os amigos: a minha primeira nota para o jogo é 8, com base abertura, evento inicial, música, ortografia, personagens, enredo, cenários, jogabilidade, batalha, dificuldade, menus, recursos adicionais, inimigos, itens, bugs, demo, trailer e originalidade, mas o objetivo é elevar essa nota para acima de 9, e para isso, assim que a Demo for lançada, vamos contar com o olhar crítico e inteligente dos Gamers e Makers da Centro.

É claro que pela minha experiência como Gamer eu sou exigente pra caramba, pois o jogo apresenta alguns recursos interessantes que eu ainda não havia visto, mas deixarei que os amigos tragam seus próprios pensamentos para o debate e eventuais aprimoramentos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS





Vou começar pela minha consideração final, depois "passo" a palavra para uma consideração pessoal do amigo.

Vi um tópico de apresentação dele no Mundo RPG Maker e logo de cara simpatizei com suas ideias de levar para o campo educacional os jogos, algo que está sendo tentado já a algum tempo por outros profissionais do ensino, que esbarram naquela questão de que os games só servem como passatempo ou PDT (perda desnecessária de tempo) e não somam nada ao indivíduo. Eu repudio essa ideia, sei bem de que tudo que é utilizado com equilíbrio nos trás um benefício em algum campo, tenho comprovações disso tanto pessoais como profissionais.

E são profissionais da educação tal como o próprio  que conseguirão com o seu empenho auxiliar na conquista deste espaço no campo educacional, principalmente por que está cada vez mais difícil manter o desafio em alta nas salas de aula, o que por sua vez acaba por afugentar o interesse dos bons alunos, esses de uma era tecnológica que veio para ficar.

Para não me estender mais, reproduzo abaixo as considerações do amigo :

Primeiramente não sou um Maker e sim um professor de Matemática que não aceita apenas trabalhar com “Lousa e Giz”. Utilizando jogos de tabuleiro em sala de aula, depois utilizei a ferramenta Scratch (é uma linguagem de programação desenvolvida por Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT)http://scratch.mit.edu/, acabei conhecendo o RPG Maker através de um aluno. Pesquisando apostilas sobre o mesmo, conheci a Revista RPG THE MAKER N° 4. Lendo uma entrevista do Arkhan Holycross feita pelo Yoshi achei formidável este trecho:

Yoshi: “No geral, o brasileiro não tem interesse por assuntos diversos que não envolvam dinheiro, futebol, festas e relacionamentos amorosos, como a arte e a cultura, que envolvem muita coisa capaz de expandir os conhecimentos (caso contrário, esse país seria bem visto mundo a fora). Óbvio que tem muita gente que gosta de um bom conteúdo, mas que acabam se “isolando” por causa dessa tendência imposta pela mídia brasileira e isso se aplica a muita gente que curte RPG.

Ao criar sites diversos como já fez, você acredita que seja possível trazer essas pessoas de alguma forma, fazendo com que floresça um interesse em massa pelo RPG aqui no Brasil? “

Arkhan: “Na verdade acontece o contrário. Quando você conhece todo o potencial do RPG (de mesa), você se liberta de muitas coisas que antes te atrapalhavam. Eu, por exemplo, gostava muito de futebol, mas hoje vejo a verdade por trás desse “esporte” tão aclamado. Televisão? Não paro voluntariamente para ver a uns cinco anos. Jornal só em rádio ou em notícias pela in­ternet mesmo. Com o RPG sua cabeça muda, você passa a ver a verdade do mundo e sabe que aquela máscara que está sendo mostrada só cai para alguns. Albert Einstein falou que “a imaginação é mais importante que o conhecimento”, e eu concordo. Se o brasileiro trocasse aquelas 3 horas de novela por 3 horas de um livro novo sua visão da vida mudaria, sua ima­ginação afloraria e aos poucos haveria um verdadeiro sentimento de liberdade intelectual, digna de um cidadão europeu. Filmes como Harry Potter ou O Hobbit tem trazido novos e curiosos jogadores para o RPG. Pessoas que você jamais imaginaria serem tão inteligentes, estrategistas, espertas, se mostram felizes com esse novo e divertido mundo de amizade e companheirismo. O RPG pode se sustentar sozinho por alguns anos, mas cabe a cada RPGis­ta dar o seu empurrãozinho para mostrarmos que o material exibido pela mídia é pura mentira frente ao universo verdadeiro de uma boa trama narrada por um verdadeiro mestre de RPG. O interesse existe. O ser humano é naturalmente curioso por coisas que não conhece, mas o preconceito também.”

Logo após ler está revista conheci o site do Atelier-Rgss http://www.atelier-rgss.com/ e lendo o regulamento para utilizar seus Scripts foi decisivo para iniciar meus estudos no RPG Maker e também tentar iniciar um projeto. Esse projeto foi inspirado no DEMO MASTER_11  RGSS3 & Layout By Moghunter, MOG - YuruYuri - Perfect Math (1.0), MOG - Ayesha_3_9, Smooooch_1_0 e outros como Khas Awesome Light Effects, Galv's Fishing Mini Game, Galv's Invader Mini Game e Galv's Map Positions.

O objetivo é promover a inclusão de RPG em sala de aula e o RPG Maker nos laboratórios de Informática, incentivando os alunos desenvolver jogos e sua criatividade que é mais importante a meu ver do que apenas conteúdo.

Fundamentando essa questão, já realizo trabalhos voltados à educação através do uso de jogos há muito anos e abaixo segue a apresentação de um manual de 2013, cujo título é Jogos Lógicos em Salas de Aula:

"A Matemática é fruto da criação humana, da qual fazem parte erros e acertos, a criatividade, o raciocínio lógico, o cognitivo, as estratégias, suposições e críticas.

A Matemática como qualquer outra ciência não deve ser tratada de maneira complexa, mas de uma maneira para que esta seja aprendida por todas as pessoas, e não apenas pelas mais talentosas. O importante é perceber que a Matemática pode ajudar a desenvolver as capacidades como as de generalização, projeção, da abstração para a construção do conhecimento, entre outras, em que essas capacidades contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento criativo.
As atividades lúdicas, como os Jogos e Resolução de Problemas são recursos que contribuem de maneira considerável no processo ensino-aprendizagem para que os alunos aprofundem e ampliem os significados e conceitos matemáticos. Este possibilita exercitar o aprendizado do conteúdo, pois contempla vários problemas, com diferentes características, onde são exigidos condutas e comportamentos capazes de influenciar positivamente ou negativamente rumo ao objetivo final. A utilização do jogo em sala de aula, quando bem elaborado e com planejamento contribui significativamente no ensino-aprendizagem da Matemática, na medida em que coloca todo o conhecimento, habilidades, atitudes e os procedimentos dos alunos de maneira espontânea e com naturalidade, livre da interferência direta do professor.
Os diferentes tipos de jogos são recursos importantes e motivadores para o desenvolvimento do aluno, sendo que este ao ser utilizado em sala de aula propõe a realização de atividades sem imposição e obrigações, valorizando competências importantes até mesmo para inserção do aluno no mundo do trabalho, visto que este o coloca diante de restrições e limites, favorecendo a socialização, pois na vida o indivíduo tem que conviver com regras e limites impostos pela sociedade.
O uso do jogo permite também avaliar diversas capacidades dos alunos entre elas a organização, a formulação de hipótese, tomada de decisão, obediência às regras e a socialização entre os indivíduos, pois o jogo possibilita ao aluno a construção do conhecimento pelo pensar, criar e fazer, o reconhecimento da validade dos resultados, onde o objetivo é encontrar a solução sem o uso de fórmulas padronizadas.
Todo e qualquer recurso é importante quando se trata de aprimorar e melhorar as práticas pedagógicas em sala de aula de forma a favorecer o aprendizado, estabelecer relações de diálogo, promover a proximidade entre professor e aluno, além de exigir do mesmo a sua participação ativa.
Nesse sentido, a metodologia através de jogos, atividades lúdicas e resolução de problemas podem ser um recurso interessante que vem a contribuir no processo ensino-aprendizagem da Matemática, no desenvolvimento do cognitivo, e na tomada de decisão dos alunos."


Não posso deixar de relatar, após ver a explanação do amigo , de que a matemática está de alguma forma ligada a jogabilidade, pois nos faz exercer o ato de pensar. Muito antes de começar a jogar videogames, eu que sou da Era Pré-histórica, sempre fui fascinado por quebra-cabeças, quanto mais difíceis, melhor.

Relato aqui também um pouco da experiência do amigo  ao testar o jogo pela primeira vez:

Eu joguei somente um curto período de tempo do jogo mais pelo o que eu pude ver, é uma história bem única, tem vários pontos do jogo que o separam de ser um jogo totalmente clichê, a equipe tem trabalhado muito bem entre si desenvolvendo um RPG que não só leva pro lado educacional, mas entretêm e educa enquanto trabalha com o raciocínio lógico e matemático e, além disso, tem um ponto muito importante que eu vejo muito pouco por ai, a equipe tem um desenhista chamado Luiz Felipe Martins que está desenvolvendo uma arte para o jogo fantástica, com poucos recursos e com pouco tempo, e também tem toda uma preocupação com a experiência do jogador e como será sua opinião sobre o projeto do jogo.

Para encerrar segue abaixo links relacionados ao projeto e às suas motivações:

Página Oficial

Manual

A utilização do RPG em salas de aula e nos laboratórios de informática

Tópico de discussão no Mundo RPG Maker

Postagem sobre o tema

RPG Maker e Educação - Tópico de discussão na CRM

Centro RPG Maker

Mundo RPG Maker

Condado Braveheart

RPG Maker Brasil

É isso meus amigos, espero que apreciem o projeto e conto com a colaboração de todos para a melhoria do mesmo.

Grande abraço para todos!

15 comentários:

  1. Ótimo trabalho meu amigo, sua apresentação é muito bem desenvolvida e motiva o leitor acompanhar até o fim.
    Muito obrigado pelo apoio e consideração pela proposta!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde! Eu estou acompanhando pelo face e parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  3. Sou aluna do professor Ronaldo Bento e ele divulgou na escola por isso conheço o trabalho de vocês.
    É legal ver jogos com conteúdo pensado para crianças.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a toda a equipe pela criação do jogo, estou começando a jogar e estou gostando bastante. Ótimo enredo, boa jogabilidade, Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo apoio meu caro e bom amigo! Abraços renovados!

      Excluir
  5. Parabéns a toda a equipe pela iniciativa ao criar um jogo com o objetivo educacional.

    ResponderExcluir
  6. Eu como colaborador/beta tester tenho tido uma experiência incrível em participar da equipe, agradeço pela oportunidade de trabalhar com vocês ;)

    O jogo pelo o que eu vi tem sido muito bem recebido pela galera, espero que possamos melhorar cada vez mais, espero que a sua nota sobre o jogo aumente Joe =D.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza @Junior De Souza a minha nota já subiu, pois muitos dos detalhes da primeira versão já foram corrigidos e o jogo caminha por um caminho de evolução muito interessante. Abraços renovados!

      Excluir
  7. Gostei bastante do jogo.

    Parabéns a toda a equipe !

    ResponderExcluir