Escolha uma opção:

Como fazer um livro em PDF

Olá!

Estou fazendo esse simples 'help' para ajudar os amigos que tem dificuldade em montar um livro em PDF, para enviar, por exemplo, para um editora online, para que o livro seja editado.

Para que o amigos entendam uma das importâncias na prática de fazer essas conversões, esses dias atrás (29/05) eu precisei fazer um projeto no Word que continha 6 mapas do AutoCad dentro dele. O tamanho do arquivo ficou em 20 megas, muito grande para enviar via e-mail. Transformei em PDF e diminui o tamanho para 40 Kb, ou seja, 0,002% do tamanho do arquivo anterior. Não é o máximo?

Estarei usando como base o início do meu livro 'Um ano de poesias'.

Primeiramente abra Word. Vamos iniciar colocando um cabeçalho e um rodapé. Clique no menu Exibir, Cabeçalho e rodapé:



Feito isso digite o texto do seu cabeçalho, que geralmente é o título do livro e autor, centralize e escolha a fonte e o tamanho. Depois, através da barra de ferramentas vá para o rodapé e coloque o número da página também com o auxílio dessa barra de ferramentas:





Não esqueça de ir salvando o arquivo!

O próximo passo é colocar o título e o autor na primeira página. Lembrando que essa montagem que estou fazendo é um exemplo e a ordem pode ser a que os amigos melhores acharem convenientes. Formate da maneira que achar interessante:




Agora uma dica importante: como está montando um PDF que será o projeto do livro, não esqueça de deixá-lo exatamente como espera que vai ficar ao ser editado. Então, como em geral os livros pedem o tamanho de página A5, vamos configurar nessa medida.

Clique em Arquivo, Configurar página:



Vá na aba Papel, e no campo Tamanho do papel defina A5 e dê OK:




Agora, não esquecendo que temos que dar todos os espaços que existirão no livro, devemos deixar uma página em branco, que será a página 2 do nosso livro teste.

Na página 3 colocaremos o índice do nosso livro. Como ainda não definimos todos os textos, deixemos essa página em branco e vamos até a página 5, onde colocaremos o prefácio:



Na página 7 colocarei uma simples dedicatória:

Na página 9 podemos iniciar a colocação dos poemas:


No meu caso, acrescentei nesse modelo mais duas poesias. Agora já podemos planejar o índice.

Primeiro devemos marcar os títulos que irão fazer parte deste índice. A primeira coisa é ter certeza que a barra de ferramentas Formatação está aparecendo:



Se não estiver aparecendo, clique no menu Exibir, Barra de ferramentas e marque a opção Formatação:




Feito isso iremos para a página 5, onde marcarei a palavra Prefácio, que irá fazer parte do meu índice. Notem na barra de formatação que ela está marcada como Normal:




Altere nessa caixa que está demarcado Normal para Título2:




Faça o mesmo procedimento para todos os títulos que farão parte do seu índice. No meu caso serão também os nomes das poesias.

Agora iremos para a página 3 e colocaremos o índice. Coloque o cursor na página 3, onde quer que o índice seja colocado, depois clique no menu Inserir, Referência, Índices:



Clique na aba Índice analítico, depois em OK:



O meu índice de exemplo ficou assim:



Quando fizer qualquer acréscimo de páginas ou alteração, é necessário atualizar o índice. Para isto clique em cima do mesmo com o botão direito e escolha a opção Atualizar campo:



Escolha sempre a opção Atualizar índice inteiro e depois clique em OK:


Terminamos o arquivo propriamente dito! Agora é só convertê-lo em PDF. Existem diversas formas de fazer, pode-se baixar um programa em diversos sites, mas a forma mais eficiente que eu normalmente utilizo é utilizar-se do site abaixo. Clique no link para conhecê-lo:


Ele possue a seguinte interface:



A maior vantagem de se utilizar desse site é não precisar ser cadastrado, nem ter que instalar nenhum software em sua máquina.

Basta clicar no botão Procurar para encontrar o arquivo de texto que deseja converter, informar um e-mail válido e deixar a caixa 'Attach files to e-mail' se desejar receber o arquivo na sua caixa de mensagens e clicar finalmente no botão amarelo 'Convert Your File':


Aguarde ele proceder a conversão, depois é só clicar no link que surgiu 'Download You file' e baixar o arquivo para seu micro. Depois que baixar, pode-se fazer a gentileza de clicar no link 'Delete File From Server', para que seu arquivo convertido seja imediatamente apagado do servidor do site, liberando espaço para outros usuários. Isso não é obrigatório, pois o arquivo será apagado automaticamente em 24 horas:






O arquivo vem zipado (compactado). Clique com o botão direito sobre ele e peça para descompactar:



Agora é só utilizar o arquivo para o que quiser:


Qualquer dúvida, entre em contato:

jgcosta@ymail.com

Abraços renovados!