Um conto escrito em 2010, inédito no blog, que alguns dos amigos já conhecem.
JGCosta
Clique na imagem para ver de onde ela veio!
Pouso cego
01h30
-- Torre de Controle, aqui é Delta Alfa Quinto Quinto
Terceiro, informando que faremos pouso forçado! Repetindo: Delta Alfa Quinto
Quinto Terceiro, informando que faremos pouso forçado! Aparelhos não
respondem...
--- Quinto Quinto Terceiro, aqui é Torre! Informem
coordenadas, vocês sumiram do radar...
--- Quinto Quinto Terceiro, aqui é Torre! Informem
coordenadas, vocês sumiram do radar...
-- Capitão.
-- Prossiga Controlador.
-- Quinto Quinto Terceiro não responde, após sumir do radar
entrou em contato, proximidades de Campinas.
-- Alerte o Aeroporto Internacional de Viracopos! Eles sabem
acionar os procedimentos padrões. Onde está a descrição da aeronave?
-- Aqui senhor...
-- Deixe-me ver, Airbus A380, 510 passageiros, vôo
internacional! Informe ao Comando Geral!
...
01h35
-- Atenta Unidade 01, Unidade 02, Unidade de apoio 03,
possível queda de avião de passageiros próximo a Rodovia Dom Pedro I, km 13.
Solicitante: Viracopos. Efetuando contato com as cidades vizinhas solicitando
apoio imediato.
-- Unidades 02 e 03 a caminho!
-- Unidades 01 na área central, a caminho!
...
01h55
-- Atento Centro de Comunicação, Unidade 02 e 03 pelo local!
-- Informe situação!
-- Por cá sem novidades! Avião aterrissou na rodovia,
recebida informação do Comandante que não há vítimas. Somente a necessidade
urgente de apoio da Polícia Rodoviária, para organização do trânsito local.
-- Copiado!
...
02h15
-- Sargento, foi efetuada a sinalização com apoio da
Concessionária responsável pela operação.
-- Ótimo! Onde está o Comandante da aeronave?
-- Está ali junto com o pessoal da imprensa!
-- Por favor, traga-o até aqui para confeccionarmos um
Boletim de Ocorrência.
-- Sim senhor!
...
02h25
-- Acabamos de preencher todos os dados necessários, agora
Senhor Comandante, pode dizer o que aconteceu para o preenchimento do histórico
da ocorrência.
-- Senhor policial, eu bem que gostaria! Os controles
pararam de funcionar, entrei em contato com a Torre de Comando, e depois disso
não lembro de mais nada! Quando vi já estávamos aterrissados na rodovia. Devo
ter desmaiado...
-- E a tripulação?
-- Ninguém também viu nada, deve ter sido uma grande queda
de pressão, estávamos na altitude de Cruzeiro, cerca de 40.000 pés ...
-- Os passageiros?
-- A maioria dormia! E os que estavam acordados também
perderam os sentidos.
-- Quais foram as aparentes avarias no avião?
-- Aparentemente nenhuma! Nem marcas na rodovia, nada!
-- Certo! Então não há testemunha nenhuma, teremos que
aguardar a perícia técnica da aeronáutica...
-- Testemunha? Tem sim, aquele senhor que a imprensa está
conversando agora...
...
02h35
-- O senhor, por favor, me acompanhe...
-- Eu já disse tudo que sei para aquele policial ali...
-- Por favor, somente umas informações para o Boletim de
Ocorrência. Me empresta o seu RG. Certo, Sr. Julio Prado, 50 anos, tudo
anotado, agora me descreva o que aconteceu.
-- Senhor, eu não vi muito bem, vinha de longe com minha
moto, estava bem escuro...
-- Me diga somente o que viu para que eu preencha aqui,
afinal o senhor é a única testemunha.
-- Como eu disse, vinha vindo e vi o avião pousando, estava
a cerca de 500 metros
dele.
-- Ele deslizou muito?
-- Não sei dizer, quando dei por mim ele já estava parado
bem ali onde está agora.
-- E o que o senhor fez?
-- Liguei para vocês!
-- Imediatamente?
-- Não! Eu fui até o avião para ver se alguém estava
machucado. Vi quando o Comandante abriu a porta de emergência e disse tudo
estar bem, aí liguei.
-- Nada mais a acrescentar?
-- Nada mais senhor...
...
02h45
-- Notícia urgente direto da redação! Avião fez pouso
forçado na Rodovia Dom Pedro I, interior de São Paulo, não houve vítimas, vamos
ao vivo com nosso correspondente. É com você Rocha!
-- É isso mesmo Maurinho, um Airbus com mais de 500
passageiros aterrissou aqui no meio da rodovia, felizmente sem vítima alguma.
Acabamos de falar agora a pouco com o Comandante José Eduardo, que não soube
dizer como conseguiu aterrissar essa enorme aeronave. Disse também que todos a
bordo perderam os sentidos, provavelmente devido à pressão interna da nave. A
única testemunha, Sr. Julio Prado, de Campinas, que vinha em sua motocicleta,
somente disse que viu a aeronave pousando e mais nada, depois acionou as
autoridades. Não há sinal de choque contra o asfalto, aguardaremos agora a
perícia com o laudo da causa do acidente, que sairá provavelmente nos próximos
60 dias! Rocha, da rodovia para a redação!
-- Agradeço Rocha, ficaremos atentos e a qualquer momento
maiores informações sobre o acidente.
...
60 dias depois
-- Boa noite! Começa agora o Tele21 com as notícias que
foram destaque durante o dia. Saiu hoje o resultado da perícia técnica da
aeronáutica, sobre o pouso forçado do Airbus 380 na rodovia Dom Pedro I há dois
meses atrás. Segundo a perícia, não houve dano algum na aeronave devido o
impacto com o solo, somente constatada falha geral na instrumentação devido
pane eletrônica, o que nesses casos levaria a perda total do controle da nave,
ocasionando queda imediata. Foi remetido como “inexplicável” o laudo final, uma
vez que não houve outras testemunhas que trouxessem mais informações sobre o
fato. Especialistas chamados a falar sobre o assunto, não quiseram opinar por
se tratar de um caso inédito dentro da aviação mundial, que por esse motivo foi
arquivado.
...
1 ano depois
-- Trazemos hoje para a entrevista o Doutor em Sociologia
Contemporânea Senhor Maurício Dalavares, para o lançamento do
seu décimo livro. Fique a vontade!
-- Obrigado! Estamos lançando hoje o livro Mistérios
Modernos, onde o último fato acrescentado foi o acidente de avião ocorrido há
mais de 1 ano na rodovia Dom Pedro I, interior de São Paulo, que até hoje não
existe uma explicação plausível sobre a sua causa. Aterrissou sozinho na
rodovia, sem acionar o trem de pouso, sem danificar a aeronave, sem vítimas nem
testemunhas com dados concretos do fato. Com certeza esse é um dos acidentes
que podemos dizer que uma mão do além veio em seu auxílio, pois não existe
outra explicação, assim estão dizendo! Alguns passageiros depois do episódio
afirmaram terem sonhado com intervenções divinas e acreditam que essa seja a
grande explicação, mas eu sou um cientista e afirmo: algo de anormal aconteceu
naquele dia, alguém nesse mundo com toda a certeza sabe, isso é comum, sempre
alguém sabe! Mas provavelmente não saberemos tão facilmente, a não ser que essa
pessoa assim queira! Todos os detalhes envolvendo o mistério, entrevistas,
fotos, documentário, estão num capítulo especial dedicado ao episódio. Agradeço
a todos! Boa noite!
30 anos depois
-- Jorge, ligaram para você da empresa! Seu avô faleceu!
-- Mas ele estava tão bem... Conversei com ele ontem!
-- Foi enquanto dormia! Querem que você vá ao funeral hoje à
tarde.
-- Eu irei...
...
1 mês depois
-- Alô!
-- Por favor, gostaria de falar com senhor Jorge Augusto
Prado.
-- É ele mesmo.
-- Aqui quem fala é Dr. Rui, advogado da Bertes Consultoria.
-- Em que posso ser útil?
-- Estamos marcando para daqui há 20 dias a leitura do testamento
do seu avô...
-- Ah, é necessário que eu compareça? Estamos na semana de
testes aéreos, o senhor sabe onde trabalho, imagino...
-- Sim, sei, mas o senhor é citado no testamento, então
seria como atender um último pedido do seu avô.
-- Certo! Me passe o endereço que estarei lá...
...
20 dias depois
-- Procedendo na leitura, eu, Rubens de Souza, tabelião
encarregado desta circunscrição, valendo da vontade do falecido senhor Julio
Prado, faço saber que todos os seus bens ficarão para entidades assistências
abaixo citadas, o qual em vida ele fartamente ajudou. O critério utilizado foi
que toda a família já possui situação financeira estável. Para o seu neto,
filho de seu filho, senhor Jorge, ele deixa o conteúdo do seu cofre particular,
sendo todos documentos particulares de cunho familiar e relíquias adquiridas
com o tempo, e depois o valor da venda da casa de campo também deverá ser
revertida às instituições abaixo citadas. Aqui está a chave e a combinação
senhor Jorge.
-- Obrigado!
...
15 dias depois
-- O que seu avô lhe deixou, meu amor?
-- Somente papéis velhos e um antigo BD dentro de um
envelope lacrado, com uma etiqueta colada acima onde está escrito: Veja todo o
conteúdo sozinho, antes leia os documentos. O problema é aonde irei ver o BD,
estes discos deixaram de ser fabricados há um bom tempo.
-- Jogue fora...
-- Pensei nisso, mas eu amava meu avô e vou fazer esse
esforço por ele. Creio que na base militar deva haver algum aparelho compatível
com o BD.
...
30 dias depois
-- Meu caro Jorge, se leu antes os papéis, viu que existe
uma reportagem sobre a misteriosa aterrissagem de um avião numa rodovia chamada
Dom Pedro. Era a única informação que eu gostaria que lesse de verdade, o resto
era só para confundir. Se prestou atenção viu que eu fui a única testemunha do
fato, e apesar de estar escrito lá que nada vi de anormal, eu menti!
-- Eu preferi guardar segredo, afinal não tenho nem idéia do
que aconteceria se eu agisse diferente, creio que foi melhor assim...
-- Escolhi você meu neto para passar essa informação,
primeiro porque eu não gostaria que fosse comigo para o túmulo, e depois devido
a importante função que você desempenha dentro da aeronáutica ultra moderna,
tanto nos testes quanto na engenharia. Faça bom proveito dessa informação, mas
lhe aviso agora, é algo que vai mudar seu jeito de ver todo o universo,
portanto, se achar melhor, desligue agora essa gravação, quebre o disco e
continue sua vida!
-- Mas creio que algo de mim reside em você, portanto não
vai desligar, não é mesmo? Então vamos lá!
-- Naquele dia eu voltada de Campinas de moto e percebi que
uma luz forte descia rumo à rodovia vindo do céu. Diminui a velocidade e parei,
quando constatei se tratar de um avião. Estava com minha filmadora digital
novinha dentro da mochila e pensei na hora que seria uma bela filmagem, pois
tinha a nítida impressão que a aeronave fazia um pouso forçado. Você lembra
desse meu passatempo, não, ficar fazendo filmes da família. Andava com ela por
toda a parte aonde ia.
-- Então fui para o acostamento, peguei a filmadora e a
preparei. Coloquei a melhor resolução possível, acendi todas as luzes auxiliares
que ela possuía, pois estava escuro demais, apesar da Lua sobre a minha cabeça,
e então finalmente iniciei a filmagem.
-- Só fui perceber que havia algo de errado quando não
escutei o barulho das turbinas, isso cerca de 300 metros do ponto onde
eu estava. Não sou especialista em aviação como você bem sabe, mas tive certeza
na hora que algo de incomum estava acontecendo, então me empenhei mais ainda em
caprichar na filmagem.
-- Quando ele estava a uns 100 metros mais ou menos
percebi várias coisas ao mesmo tempo; o avião vinha devagar demais, a luz
parecia vir da parte detrás dele e o mais intrigante é que ele descia com o bico
meio inclinado para a esquerda. Eu pensei que aquilo era impossível e só
poderia estar ocorrendo caso o avião estivesse sendo rebocado por alguém...
-- Foi nessa hora que percebi que a luz alta que agora quase
me cegava vinha realmente de outro objeto que estava literalmente carregando o
avião, de onde não se via nenhuma luz acesa em ponto algum. Esse objeto
continuou descendo cada vez mais lentamente, agora a cerca de uns 15 metros de mim, até que
ele parou e desceu na vertical mais lentamente ainda e parou. O avião ficou por
um tempo suspenso no ar e então começou a ser baixado para o solo. Percebi
claramente que seu trem de pouso não fora acionado, outro detalhe que me passou
despercebido antes.
-- Enquanto o avião tocava o solo, corajosamente eu me aproximei
ainda filmando e tenho certeza absoluta que seja que tipo for de aeronave que
rebocara o avião, estava agora invisível para meus olhos, pois a luz agora da
minha filmadora atravessava o local onde ela deveria estar. Como que para
confirmar o que eu estava pensando, uma onda de uma cor metálica correu por
toda a estrutura de uma nave enorme e redonda, que por alguns segundos ficou
visível, enquanto meu coração queria sair correndo pela minha boca.
-- Nesse momento minhas mãos tremiam tanto que parecia haver
um terremoto acontecendo em minha volta. Logo a aeronave voltou a ficar
transparente, se afastou do avião e iniciou uma subida na vertical, até que
quando alcançou a altura de um prédio de 30 andares, voltou pelo mesmo caminho
que fez numa velocidade impressionante.
-- Fiquei ainda um tempo com a respiração rápida e percebi
que filmava o céu vazio. Voltei a filmadora na direção do avião e desliguei a
mesma, guardando-a rapidamente na mochila presa às costas! Corri para o avião e
bati em sua fuselagem. Em pouco tempo a saída de emergência lateral foi aberta
e eu liguei para a polícia. O resto é o que está escrito no jornal que você
deve ter lido. Não disse nada do fenômeno que havia presenciado para
absolutamente ninguém. Na hora nem sei por que agi assim, mas com o tempo
percebi que tinha sido a melhor coisa a ser feita.
-- Não me resta dizer mais nada, agora basta olhar o vídeo e
tirar as suas próprias conclusões! Ainda dá tempo de desligar o vídeo...
...
10 minutos depois
-- Em algum momento achou que era mais uma brincadeira
minha? Pois se achou, se enganou! Agora você tem um conhecimento que eu guardei
por muito tempo e o que você fará com essa informação que lhe deixei eu
sinceramente não sei! Use-a bem!
-- Para mim foi importante ter a certeza que não estamos
sozinhos no universo, mas sempre fui um homem equilibrado e tive o receio que
essa informação pudesse vir até a destruir o nosso mundo, é isso mesmo, tal a
maneira como aqueles que detêm o poder acabam agindo diante de circunstâncias
que desconhecem!
-- Que bom que você me acompanhou até aqui na minha
última história, eu tinha certeza que o faria! Eu ti amo Jorge, seja feliz!