Escolha uma opção:

terça-feira, 15 de março de 2011

Top Comentaristas manual no seu blog!


Clique na imagem para saber de onde ela veio!


Primeiramente gostaria de dizer para todos os amigos que esse recurso que utilizo no meu blog é somente por diversão e não para ficar filtrando quem são os meu amigos favoritos, isso não existe para mim, tenho todos em alta conta.

Como creio que todos sabem, existem diversos sites na WEB que liberam o código para colocação de um Top Comentaristas no seu blog, basta pesquisar no Google, mas infelizmente os que eu conheci somente filtram os comentaristas do último mês, isso quando não dá outros bugs, devido ao código fonte do seu blog. Claro que após a publicação dessa minha postagem vai acabar surgindo alguma solução bem interessante, é sempre assim...

Como eu queria um Top geral de todos os tempos - eu sei, é frescura, mais eu queria hehe - acabei colocando a mão na massa e fazendo eu mesmo, da forma que eu sabia.

Para os que estiverem interessados, basta seguir meus passos. Vai dar um pouco de trabalho, é claro, mas o resultado é legal, confira na lateral direita do meu blog.

A primeira coisa que você precisa é contabilizar todas as postagens do seu blog, separando-as pelos seus amigos. Mas, caso você tenha um milhão de comentários na sua página, como por exemplo a amiga Chica, que possui diversos blogs já alguns anos, recomendo que você faça um levantamento do último ano, assim fica mais fácil.

Para facilitar a contabilidade, você pode usar o Excel e fazer uma planilha ou fazer numa folha de rascunho mesmo. Eu sou mais tecnológico então usei o Excel. Fui passando página por página de comentários e fazendo a somatória. No final filtrei pelo maior número de postagens e cheguei na minha lista do Top 10. Claro que se você contar a minha lista agora, existirão 11 postadores. Sim, eu sei contar até 10 hehe, é que dois amigos ficaram empatados com o mesmo número de postagens.

Depois de feita essa contabilidade e com seu Top na mão entre no gerenciador do seu blog (http://www.blogger.com/), vá clique no link Design, depois em Adicionar um Gadget. Nessa caixa que vai abrir escolha a Gadget HTML/ Javascript.

O título fica por sua conta. No conteúdo coloque o seguinte código:

PS.: eu ainda não sei inserir código na postagem, sem que ele seja executado, dentro de uma caixa de "CODE", por exemplo. Quem souber me avise que eu altero e facilito as coisas para os amigos. Em todo o caso quem quiser o código acima me peça que eu lhe envio, bastando me fornecer seu e-mail.

Explicação do código:
  • No primeiro endereço em azul adicione o caminho para chegar a página do seu amigo;
  • No segundo endereço em vermelho adicione o caminho para a foto (avatar) do seu amigo;
  • Os números 50 em azul são as medidas da foto, na horizontal e vertical. Altere de acordo com o seu gosto;
  • O Yellow em vermelho indica em inglês a cor que você quer que o nome do seu amigo apareça. Pode ser alterada da forma que achar conveniente;
  • O nome da amiga Chica em vermelho é o local onde você deve escrever o nome do seu amigo. eu coloquei um espaço para separar o nome da imagem;
  • o código "P" em azul no final eu utilizo para pular uma linha.
Após efetuadas as alterações no seu código dentro do conteúdo dessa Gadget, clique no botão Salvar e teste. Deu certo! Então agora é só ir repetindo o código para cada um dos amigos que for colocar no Top. Agora é só manter atualizada o seu ranking.
Eu optei por não colocar os valores acumulados de postagens, mas isso fica por conta dos amigos!

Não deu certo? Peça ajuda que ficarei feliz em ajudar!

Abraços renovados!

8 comentários:

  1. Puxa, quanta dedicação. Se der tempo vou tentar me meter, mas sou uma ANTA!!! abração,chica e obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida, igualmente anta como a Chica.rs... Quem se vira com as bobagens que faço e as novidades é a Sandra Botelho,amigona mesmo!Achei muito bacana suas dicas e não sabe o quanto ajuda blogueiros como eu que não entendem nada. Obrigada! Bem, vim conhecer você através do Xispan Zeca e parabenizá-lo pela participação.É sempre bom conhecer poetas e suas obras. Adorei! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, voltei! Quis te seguir,mas, não achei o local tá!

    ResponderExcluir
  4. Joe, eu preciso dar uma parada uma hora dessas e lhe pedir um verdadeiro SOS GERAL. rsrs. Desde aquela vez que você ensinou como fazer uma limpeza no disco, eu parei por ali e até hoje não avancei muito em atualizações no meu blog. Pelo menos meu computador está mais rápido e mais protegido, graças à sua preciosa ajuda. Eu ainda chego lá nessa dos comentaristas. É que meu blog já tem 3 anos e vou gastar um bom tempo com essas estatísticas.Obrigado sempre.

    ResponderExcluir
  5. Boa dica,Joe!Eu só não coloco porque não tenho tantos leitores assim,mas acho legal saber quem lê o blog!Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Interessante a dica, mas tento evitar isto, para não dár confusão...

    Até as minhas visitas são meio incostantes (por causa do trabalho), fato.

    Fiquem com Deus, menino JGCosta.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Hahahahahahaha por enquanto eu sou medalha de prata, mas ainda chego ao ouro, hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  8. JC...
    puxa, que legal este seu trabalho.
    com diz a amiguinha Chica, eu sou meio antinha pra esse tipo de coisa.
    vou tentar, qualquer coisa eu grito. rsrs
    esses dias vim aqui e vi o video da menina com cabelo de Brasil.
    achei bárbaro, só não consegui deixar o meu comentário.
    parabéns pela sua criatividade e pela dedicação viu.
    um grande abraço,
    bom dia.

    ResponderExcluir