Escolha uma opção:

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Direção Incerta – Uma discussão sobre trânsito e embriaguez





O documentário dá voz a Rafael Baltresca, Manuel Fernandes, Nilton Gurman, Heitor Bonadio (um dos idealizadores do Movimento Viva Vitão – NÃO ESPERE PERDER UM AMIGO PARA MUDAR A SUA ATITUDE NO TRÂNSITO). Também há falas de Jairo Gurman e Gladys Ajzenber, pai e mãe de Vitor Gurman.


Rafael comenta sobre a dificuldade das pessoas mudarem seus comportamentos quanto ao álcool e direção. E que, o Movimento Não Foi Acidente é para dar voz ao povo, afirma que, após limparem os estragos de um desastre, ele cai no esquecimento, só a família sente.

O filme mostra o emocionante discurso de formatura de Vitor Gurman rememorando um amigo que havia morrido em um desastre, Vitor fala que isso pode acontecer com qualquer um de nós.

Dr. Mauricio Januzzi expõe  a atual legislação da Lei Seca e as suas falhas e, o álcool é uma patologia em nível de endemia.

O Sargento Edmilson Pereira desabafa: “Que coisa é essa de ser direito não fazer o teste do bafômetro! A autoridade faz a lei e o cidadão esquece-se de suas obrigações.” E complementa, a mudança na lei é necessária e urgente!

Entrevistas com pessoas abordadas pela Blitze Operação Lei Seca e, por outros motoristas que não veem nada de errado em beber e dirigir.

Como disse Vitor Gurman em seu discurso de formatura, as pessoas se acham onipotentes!

“O direito individual nunca pode suplantar o direito coletivo. E, o direito coletivo é o direito que cada pessoa tem de não se envolver em um desastre porque outra pessoa bebeu”, essas são as palavras do Dr. Sergio Dualibi, médico, que é a favor da tolerância zero. Afinal,  mesmo a pequena quantidade de álcool já altera os reflexos.

Jairo Bouer, psiquiatra, coloca que as pessoas bebem como uma forma de se socializar e acreditam, em sua arrogância e prepotência que, conseguem dirigir. A ousadia no trânsito pode ser fatal. Para ele, necessitamos uma lei mais rígida, com fiscalização, punição e uma campanha maciça de conscientização e prevenção.

Soninha Francine acredita nas propagandas publicitárias com galã lúcido e não bêbado e vomitando. Salienta também  a necessidade do transporte público 24 horas. Sérgio Ejzenberg, engenheiro de tráfego, acrescenta, é preciso oferecer mais transporte nas madrugadas.

Por ano morre no trânsito mais do que 9 anos de Guerra Civil no Iraque, afirma Nilton Gurman e, acrescenta, queremos justiça, não vingança!

Os números oficiais apontam 40.000 mortes anuais em desastres de trânsito, sendo que, 40% estão relacionadas à embriaguez ao volante.

O documento encerra esclarecendo, nem Bruna, nem Vitor fizeram parte das estatísticas porque não morreram no local do acidente. Então, são sim, muito mais que as 40 mil mortes por ano.

Um filme de Camila Lara, Felipe Elias, Julieta Mussi, Matias Lovro. Um documentário de 35 minutos, vale cada minuto.





Fonte: http://naofoiacidente.org/blog/direcao-incerta-uma-discussao-sobre-transito-e-embriaguez/

Assine a petição! Eu, infelizmente, só consegui assinar uma vez!

http://naofoiacidente.org/blog/assine-a-peticao/

Abraços renovados para todos!

5 comentários:


  1. Fools and bairns should under no circumstances look at halfdone work.

    ResponderExcluir
  2. Una verdade cruel as estatísticas so mostram as mortes no local e quem é transportando e bem a morrer em outro lugar não entra nas estatísticas, na verdade ninguém sabe quantas vidas se perde para o transito.
    As leis deste pais deveriam ser mais rígidas, abraço Lisette.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Joel
    Passo, com calma, bem antes da data, para desejar-lhe, com carinho fraterno, que vc tenha Boas Festas neste fim de ano!!!
    "A felicidade é com a gota de orvalho numa pétala de flor, brilha tranquila, depois que leve oscila e cai como a lágrima de amor".
    Que vc seja muito abençoado e feliz!!!
    Abraços de Boas festas
    P.S. Hoje já vi tanta barbaridade!!! Que dirá na próximas semanas???

    ResponderExcluir
  4. Saudações amigo Joel, como minhas visitas a net neste final de ano ficarão mais escassas, antecipo os votos de Feliz Natal e um 2013 cheio de realizações no bem!
    Saúde e paz!

    ResponderExcluir

  5. WONDERFUL Post.thanks for share..extra wait !!!

    ResponderExcluir