Escolha uma opção:

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Deputado diferente - Veja 09/02/2011

Um bom exemplo a ser seguido. Tirem suas próprias conclusões!


José Antônio Reguffe, de 38 anos, foi o deputado federal mais bem votado do país em termos proporcionais. Escolhido por 266.465 eleitores, o equivalente a quase 19% dos que foram às umas no Distrito Federal, ele superou fenômenos televisivos, como Tiririca, e integrantes de clãs políticos tradicionais. No primeiro dia de trabalho, o parlamentar expediu seis ofícios à diretoria-geral da Câmara. Abriu mão do 14° e do 15° salários reduziu o número de assessores no gabinete, cortou gastos com salários de assessores e diminuiu sua verba de atividade parlamentar. Como morador de Brasília, naturalmente também abriu mão do auxílio-moradia e das passagens aéreas. As medidas resultarão em uma economia de 2,4 milhões de reais nos próximos quatro anos. Se elas fossem seguidas por todos os 513 deputados, a economia chegaria a 1,2 bilhão no mesmo período. Reguffe tomou medidas idênticas quando exerceu o mandato de deputado distrital em Brasília. Além de ter demonstrado que é possível um parlamentar trabalhar sem mordomias em excesso, o deputado brasiliense teve uma votação que prova como isso está em sintonia com o que pensa o eleitor.

EXEMPLO José Reguffe dispensa benefícios que oneram os cofres públicos. Sim, ele existe


QUINZE SALÂRIOS

O primeiro ofício que José Antônio Reguffe enviou à diretoria-geral da Câmara foi para pedir que não fossem depositados em sua conta os dois salários que os depurados recebem anualmente chamados de "ajuda de custo". Trata-se, na prática, de um 14° e um 15° salários, de 26723,13 reais cada um. Ao longo dos quatro anos de mandato, a medida levará a uma economia de 213785,04 reais para a Câmara.

"Esse foi um compromisso com meu eleitor. Não acho que seja correto que um deputado tenha direito a salários extras. Todo trabalhador recebe treze salários por ano. Portanto, nada mais lógico que um representante desse trabalhador também receba apenas treze salários por ano. É o justo."

COTA PARLAMENTAR

A Câmara criou uma cota para custear todos os gastos dos parlamentares com seu trabalho. Com valores que vão de 20030 a 34000 reais mensais, o dinheiro deveria ser usado para pagar despesas com passagens aéreas, selos, telefone, combustível, aluguel de carros e pagamento de consultorias. Como a fiscalização é muito frouxa, são frequentes os indícios de uso irregular. Reguffe pediu que sua cota fosse reduzida de 23030 reais para 4600 reais. Em quatro anos, a economia com a medida será de 884640 reais.


"Esse valor de 23030 reais é exorbitante, excessivo. O mandato parlamentar pode ser exercido com qualidade a um custo bem menor para os contribuintes. Pela minha experiência na Câmara Legislativa, acho que 4600 reais é um valor viável. É suficiente para manter o gabinete funcionando bem."

VERBA DE GABINETE E ASSESSORES

Os deputados têm direito a 60000 reais para contratar até 25 assessores para seus gabinetes. Reguffe estabeleceu junto à direção da Câmara que terá no máximo nove assessores e que não gastará mais que 48000 reais com os vencimentos, uma redução de 20% na verba. Só com os salários, a economia será de 624000 reais ao longo dos quatro anos. Mas ainda há o enxugamento de benefícios. Apenas com vale-alimentação dos dezesseis funcionários que não serão contratados, a Câmara economizará 514560 reais até 2014. "O número de assessores a que um parlamentar Tem direito é excessivo. Nós precisamos de bons Técnicos para exercer um mandato digno. Agora, 25 assessores. Se todo mundo vier trabalham; o gabinete não comporta nem a metade. É um gasto que parece servir como uma espécie de estatização de cabos eleitorais. Eu tenho um gabinete que vai me servir bem, que vai me dar amparo, sem precisar de tanta gente."

14 comentários:

  1. Pois é, meu amigo: quando é carnaval, BBB, futebol e outras barbaridades emburrecedoras, a mídia massacra a gente dia e noite com notícias. Quando é um caso de elevadíssima utilidade pública, publicam uma vez (e olhe lá!). Já imaginou um cara desses na presidência? Não é nada, não é nada, daria para dirigir à população um outro olhar sobre a moralidade pública . Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Espero um dia poder votar nele. Boa idéia essa sua de divulgar essa atitude.

    ResponderExcluir
  3. Vou ficar atento, na próxima eleição trabalho para ele de graça. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Um exemplo que com certeza, não será seguido!

    ResponderExcluir
  5. Isto tem mesmo que ser divulgado e parabenizado... aqui em Minas Gerais o Deputado Délio Malheiros também abriu mão de certos benefícios e presta conta todos os anos da economia que faz com o dinheiro público que chega a valores elevadíssimos.

    Um grande abraço.
    Lucas Durand

    ResponderExcluir
  6. Nossa este ´´e definitivamente um exemplo a ser seguido, pena que é um em um milhão, se existissem mais parlamentares como este com todas certeza nosso país estaria muitoooooo melhor.

    Joel, obrigada por todo o carinho de sempre.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo, que feliz idéia a sua em divulgar este fato. José Antônio Reguffe eis um nome a não ser esquecido.
    O nosso Brasil carece urgentemente de políticos decentes. Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  8. Raridade... um abraçãoe estou fora de casa,volto 2feira.chica

    ResponderExcluir
  9. Joe,esse cara existe mesmo?Tem certeza?...rsss...é um sonho de deputado de todos os brasileiros!Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Olá, amigo.

    Gostei muito do texto! Parabéns por divulgar algo assim, que ninguém muitas vezes dá a menor atenção. Logo aqui, no Brasil, onde se carece tanto de exemplos como esse, não é?

    Beijo grande e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Vou anotar bem o nome desse político e quando ele se candidatar a aguma coisa que eu possa votar, vou votar nele com certesa!

    ResponderExcluir
  12. É um exemplo a ser seguido e merece ser divulgado.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Ainda nos restam algumas esperanças... Mas crer no amanhã é a nossa principal e benevolente qualidade. Parabéns amigo!!!

    ResponderExcluir
  14. Era bom que no meu Pais pudesse haver uma boa dezena de deputados assim, para ver se a coisa não vai de vez ao fundo.

    ResponderExcluir