Escolha uma opção:

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Direção Defensiva

Como os amigos já devem saber, pois faço questão de divulgar, eu sou um homem das estatísticas, aquelas que envolvem principalmente acidentes de trânsito.

Então, todos os dias me deparo com números e mais números, na sua maioria negativos!

A minha visão pessoal sobre o tema é constantemente indagada e costumo dizer o seguinte:

A maior causa dos acidentes de trânsito ainda é a desatenção, é o deixar que interferências ocorram quando estão na direção de seus veículos, sejam eles quais forem, sendo que nesse momento o cidadão se encontra com uma arma carregada nas mãos, pois pode tirar a vida de alguém ou a sua própria através de um simples descuido.

Normalmente nos levantamentos que faço, quase que na sua totalidade, o condutor sempre busca uma motivação para a causa dos acidentes. Vejam alguns exemplos, os quais enquadro na teoria do “Se”:

Se bebeu, foram somente duas latas de cerveja.

Se invadiu uma preferencial num cruzamento, o outro veículo vinha em alta velocidade. Se admitir, mesmo assim vai dizer que achou que iria dar tempo ou não viu a sinalização.

Se avançou o sinal vermelho do semáforo, ou o seu estava verde ou passou no amarelo. Se admite avançou por descuido.

Se atropelou, o pedestre passou sem olhar ou fora da faixa, onde geralmente o pedestre não dá a sua versão, pois está hospitalizado ou pior...

Se colidiu atrás, o cidadão da frente parou de repente. Se assume, ou o freio falhou ou o carro derrapou ou ainda o veículo da frente não sinalizou.

Se colidiu de frente, o outro invadiu a sua mão de direção. Se assumir vai dizer que desviou de um veículo estacionado, caminhão, ou uma caçamba mal colocada, ou até um mamute, desde que consiga se justificar!

Entenderam! Justificar-se!

Parece-me que esse detalhe é mais importante que a causa!

É óbvio que quase sempre existe outra perspectiva a ser observada, por parte do causador do acidente e não da vítima.

Com base nisso faço alguns questionamentos:

Por que o cidadão que teve a preferencial invadida não se aproximou com cautela do cruzamento?

Por que não reduziu ao se aproximar de um semáforo, mesmo na fase verde?

Por que não reduziu ao perceber um pedestre distraído ou fazendo a travessia da via?

Por que não manteve distância de segurança do veículo que seguia a frente?

Por que não deu passagem para um veículo que vinha em sentido oposto numa via estreita?

Talvez tenha falhado aquela atenção importante que todos devemos ter ao dirigir, afinal mais de 90% dos acidentes de trânsito ocorridos no mundo são por falha humana, ou seja, poderiam ter sido evitados!

Vou concordar com qualquer pessoa que disser que existem outros fatos que ajudam a causar os acidentes de trânsito, tirando a atenção necessária do condutor, sendo então levados ao erro por fatores diversos, entre eles o Stress, causado por diferentes fontes, entre elas o excesso de veículos nas vias, sinalização mal feita, correria diária, dinheiro, amor, política, como eu disse aceito todos os tipos de fatores.

Mas trago um comparativo:

Imagine um cirurgião, alguém que não pode falhar numa situação de emergência para poder salvar uma vida!

Se este cirurgião se levar por uma parcela mínima da problemática apresentada e que por sua vez parece atingir a grande maioria dos motoristas, meus amigos, eu não queria estar nas mãos dele, pois o preço por um só deslize iria me custar muito caro...

Então qual é a fórmula mágica?

Estar sempre atento, preparado, nos mínimos detalhes, para que mesmo que exista uma falha de outra pessoa, assumida ou não, você possa ter no mínimo uma chance de fazer a diferença hoje, amanhã ou depois, pois lembre-se, nós somos o maior exemplo para todas aquelas pessoas que consideramos as mais importantes da nossa vida, inclusive até para a maior delas: nós mesmos!

2 comentários:

  1. Estar sempre atento é o xis da questão , parabens !

    ResponderExcluir
  2. sim! direção Defensiva, ter amor, consciencia!!atenção! ta difícil..to tirando minha habilitação temos, quer ter responsabilidade é fundamental.boa sorte a todos e q Deus nos abençoe!adorei o texto!

    ResponderExcluir