Escolha uma opção:

domingo, 22 de abril de 2018

Postando livro no Wattpad!

Como vão todos, meu amigos?

Hoje estou aqui para fazer uma postagem rápida de como postar um livro no Wattpad.


Clique nas imagens para ampliá-las!

Faremos todo o procedimento pelo PC, no final eu coloco umas dicas para acessar pelo celular.

Primeiro passo: Ter uma conta!

Você pode iniciar a sessão com o Facebook ou Gmail ou ainda se inscrever.




Esta é a primeira imagem que você vai ter ao acessar o Wattpad. Se você acabou de criar uma conta, isto não irá acontecer, pois sua biblioteca de leitura estará vazia. Mas não se preocupe com isso agora!


Vamos direto ao que interessa! No menu lateral direito você tem diversas opções. O ideal é que você vá no seu perfil e coloque uma foto sua ou que represente você, diga algo de sua pessoa e suas pretensões, deixe um link do Facebook, caso queria, etc.
A caixa de entrada é quando alguém manda uma mensagem direta para você, que não é pública.
Notificações aparecem quando alguém vota no seu trabalho, coloca uma mensagem no seu quadro de avisos ou, se você está seguindo esta pessoa, aparece aqui a atualização dos trabalhos delas.
Eu recomendo interagir bastante com os demais participantes, inclusive colocar seus livros em uma de suas bibliotecas. Ajuda a saber quando os livros foram atualizados.
E por último, o botão Obras levará você para o local onde poderá criar seus livros no Wattpad!


Como estamos na minha conta, é óbvio que minhas obras ficarão listadas e as usarei como exemplo.
No seu caso, clique em + New Story. Não se preocupe, o menu é para ficar em português, mas mesmo em inglês não é complicado. Ocorre que o meu PC por vezes fica com o idioma invertido, mas isso é outra história.


Após clicar no botão, você será conduzido para a imagem abaixo, onde poderá colocar detalhes importantes do seu livro. Ah! Entenda o conceito! Todo o trabalho que você criar no Wattpad, mesmo que seja para colocar um conto de um capítulo só para participar de um concurso, por exemplo, ele será um livro a mais. 
Eu costumo criar livros para coisas específicas. Por exemplo, se você visitar os meus livros, verá que eu tenho livro próprio para contos, crônicas, poesias... 
E também livros de histórias mais longas com mais de 50 capítulos... 
E verá também que eu tenho livros com somente um conto, que tinham que ter esse formato, como eu disse, para questão de concursos que participo.
Bom, todo livro tem que ter uma capa. Então uma das primeiras coisas a fazer é criar uma. Se você não criar, o Wattpad pode deixar uma imagem do seu perfil como se fosse a capa. 


Clicando onde se encontra a capa, ele dará a opção, neste momento, de somente upar uma capa ou imagem já existente.


No meu caso, vou colocar uma só de brincadeira, para ilustrar. Lá está!
Aproveitei também para dar um título ao livro, colocar uma breve descrição, que no caso de um livro maior é a nossa chamada Sinopse.
Depois coloquei tags, que são rótulos ou palavras chaves que vão ajudar o sistema de mecanismo de busca do Wattpad a encontrar mais facilmente a sua história.
Por último eu escolhi o gênero, que no nosso caso é Diversos.


O próximo passo é escolher a linguagem do seu trabalho, os direitos autorais e se vai ser um conto para maiores de 18 anos.



Quando você clicar no botão no canto direito superior chamado Next, o Wattpad vai lhe conduzir para o primeiro capítulo do seu livro, onde ele possui as opções de Publicar o livro, que é deixá-lo visível para os demais usuários. Só após publicar seu primeiro capítulo, o livro será de fato inciado de forma pública. Esse processo de publicação de capítulos será necessário para cada um deles.
As outras opções são Salvar ou ver uma prévia de como está ficando seu livro.
Abaixo destas opções, existe a possibilidade de inserir uma imagem ou vídeo para o capítulo; abaixo você pode colocar um título para o capítulo e finalmente chegamos ao corpo do texto, que você pode copiar corrigido, de outro lugar.


Coloquei um título singelo, como se fosse um prefácio de um livro, e algumas palavras para ilustrar este capítulo, agora vamos fazer uma prévia, para ver como está ficando... Neste momento, se eu clicar em publicar, tornarei o livro criado, mas não vou fazer isso, pois isso é somente um livro de exemplo.

Retornando agora para onde eu criei a capa, veja que agora o livro possui um capítulo ainda em rascunho. Se você clicar em Story Details, poderá alterar título e aquelas informações principais inseridas.



Bom, para demonstrar na prática a criação de um capítulo, eu usarei meu livro 365 Questões, que nada mais é um livro onde coloco uma interação por dia com meus amigos do Wattpad.


Clicando nele, perceba que ao clicarmos na capa, ele agora vai dar uma opção a mais.


Clicando nela você será transportado para um local de criação de capas, com poucos recursos, eu prefiro o programa no celular, depois mostro para vocês.


Seguindo em frente, criei para essa demonstração o centésimo décimo primeiro capítulo deste meu livro, onde vou dissertar brevemente sobre as dificuldades de utilização do Wattpad.



Mas antes de publicá-lo, como este meu livro possui uma ordem dos seus capítulos finais, eu preciso arrastá-lo para a posição que eu quero que ele apareça dentro do livro. No meu caso, para depois do capítulo 110, bastando arrastar clicando e segurando o botão ao lado do título do capítulo.


Feito isso agora finalmente eu publicarei o capítulo.


O Wattpad me parabenizará pela criação de mais um capítulo do meu livro, vai mostrar as tags que acompanham o mesmo e dar a opção para que eu o divulgue.




Eu prefiro fechar esta primeira opção e primeiramente clicar no botão abaixo para fazer uma divulgação dentro do Wattpad. Aqui também você também poderá divulgá-lo em outras redes sociais.


Ao divulgar no Wattpad, eu seleciono todos os meus seguidores, coloco uma mensagem e posto.


Aproveitei para clicar num botão que surgiu, para deixar novamente o Wattpad em português e eis que alguém já visitou o meu capítulo recém-publicado. 
Essa dica que vou dar aqui é muito importante para o Wattpad: deixe sempre um espaço entre um parágrafo e outro. Isto faz com que os visitantes, caso queiram comentar sobre algo específico naquele parágrafo, o façam sem problema. 
Veja! A pessoa que interagiu fez três comentários, um para cada questão que eu deixei. Eu já sei quem é...


Como eu disse, eu já sabia quem era!
Minha cara amiga Donatella da Argentina, uma pessoa extremamente amável...
Os comentários podem ser respondidos nesta mesma tela que abriu. Em geral clique no Reply para responder ao comentário específico, pois se comentar direto na caixa de comentários existente abaixo, seu comentário será mais um entre os outros e quem comentou não saberá que você respondeu. 


Agora, seguindo em frente, para que você veja como ficou a sua divulgação no Wattpad, basta clicar em perfil que a mensagem estará por lá e pode ser visualizada por todos os seus seguidores, que a verão nas Notificações, e por quem visitar seu perfil.


Como eu disse antes, se você entrar nas suas Notificações, verá a movimentação relacionada a você. No meu caso, veja, mostra o horário que fiz a nova publicação e tudo que ocorreu depois, com a amiga Donatella interagindo na postagem.


Supondo que a pessoa que interagiu comigo não é minha conhecida, então posso visitar seu perfil para começar a segui-la.


No seu perfil você tem acesso também aos seus seguidores e às pessoas que você segue. Veja, por exemplo, no meu quadro de seguidores, que eu não estou seguindo todo mundo que me segue.
De fato, normalmente era isso que eu faria. Contudo, o Wattpad possui uma restrição da quantidade de pessoas que você pode seguir, então, por hora, sou mais seguido do que sigo.
Esse é um ponto que eu gostaria que o Wattpad alterasse. Achou legal retribuir quando alguém tem interesse na sua escrita, até para poder aumentar a interação...


Agora vamos mostrar o Wattpad no celular, onde eu adoro! Veja que eu tenho um aplicativo chamado Covers, que "conversa" com o Wattpad, então vou entrar nele para mostrar onde faço minhas capas provisórias, pois algumas vezes peço ajuda para meus amigos designers para criar capas melhores, quando a coisa fica séria...
Vamos entrar no Covers.


Dentro dele eu escolhi uma das capas que fiz recentemente, para o livro The Father.
Eu uso imagens gratuitas e livres de diretos autorais deste site: Pixabay
Faço download da imagem para o meu celular, carrego no Covers, escolho os efeitos que existem, depois clico na letra T, onde, se você estiver dentro do Wattpad o título do livro será inserido automaticamente. Depois de formatar o título, clicou no T novamente e o nome do autor vem para a imagem. Formato e finalizo como eu quero. Essa imagem abaixo mostra o resultado da minha edição final, de uma maneira bem rápida.



Mas supondo que eu quisesse entrar e mudar algo, veja, facilmente eu faço isso. Para inserir mais textos que deseja para a imagem, é só ir clicando no T.



Agora, entrando no Wattpad, esta é a sua imagem inicial. 


Clicando no último ícone no canto inferior direito, você terá acesso aos seus trabalhos.
Aqui legal de visualizar seus livros, pois, caso seu livro tenha atingido algum ranking dentro do Wattpad, você o verá abaixo da descrição do livro. Por exemplo, meu livro The Father, neste momento da imagem, estava em na 16ª posição no ranking dos livros de mistério do Wattpad.


Subindo a tela, você visualiza o seu perfil, com suas obras, listas de leitura e seguidores.


Clicando nas obras, elas serão listadas.


Entrando no meu livro 365 Questões, veja que se eu clicar ao lado da imagem, ele libera a edição da mesma, com a possibilidade de usar o programa Covers.


Clicando no + que fica no canto superior direito, você já pode criar um novo capítulo para o seu livro.


Contudo, diferente do PC, mesmo que você volte, sem dar andamento ao capítulo, ele será criado como rascunho, aguardando uma edição sua.


Aqui, para mover os capítulos de lugar, você precisa clicar no Índice e arrastar os capítulos.


E finalmente, eis como fica o capítulo que criei de exemplo na tela do Wattpad!


É isso gente! Espero que esta postagem os auxilie na criação de trabalhos no Wattpad. Se precisarem de mais informações, é só me contatar, aqui ou no próprio aplicativo.

Boa sorte e abraços renovados!