Escolha uma opção:

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Campanha na Austrália reduz mortes no trânsito

Clique na imagem para ampliá-la!

A cada ano que passa se cada mais com os custos sociais financeiros decorrentes dos acidentes de trânsito, para que os amigos tenham uma ideia, na minha cidade com 100 mil habitantes, esse valor gira em torno de 10 milhões de reais por ano, que poderiam ser revertidos para outras áreas. 

Esse valor é calculado com base em dados de 2003 do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, onde é dado um valor para cada tipo de acidente, de acordo com a sua gravidade. Nesse cálculo é previsto  todo o prejuízo causado, por exemplo, quando existe uma vítima fatal.

Obviamente que estamos falando somente de valores financeiros, e se levarmos em conta toda a questão emocional, onde não se pode dar um valor a vida, faltariam dígitos nas calculadoras financeiras para equacionar esse valor.

O vídeo abaixo, o qual apresento cerca de 8 vezes por mês nas palestras que fazemos juntos aos Centros de Formação de Condutores, é uma versão traduzida do original através da excelente equipe da revista Veja.

Ele retrata trechos de uma campanha que começou na Austrália há mais de 22 anos atrás e que está surtindo excelentes efeitos, sendo um deles a incrível marca de mais de 50% na redução de mortes no trânsito. Eles afirmar categoricamente que ainda tem muito para fazer e exercitam o tipo de propaganda que choca para chamar a atenção dos motoristas.

Eu costumo dizer o seguinte nas palestras, em referência ao filme: A grande mensagem desse vídeo é que basta somente um piscar de olhos para que um acidente aconteça, trazendo muitas vezes consequências irreversíveis, como a perda de uma vida. Basta apenas um piscar de olhos para que um arrependimento imediato nos sufoque e para que uma lágrima role...




Veja a matéria completa: Campanha na Austrália reduz mortes no trânsito

Abraços renovados!

12 comentários:

  1. Bom, JG, eu não bebo. No entanto, não estou imune a ser protagonista de um acidente por conta do álcool. Sempre fico muito assustada quando vejo alguém que bebe e dirige considerando que tem capacidade para tal. E, na maioria das vezes, os acidentes vitimam quem bebeu e quem não bebeu. Procuro sempre agir com destreza e segurança no trânsito para evitar acidentes. As campanhas de conscientização deveriam ser chocantes mesmo para ver se desta forma o coração de quem é imprudente se toca.

    Meu carinho!
    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho este video no meu blogue.
    Deveria passar muitas vezes em canais de televisão, a horas em que muita gente o pudesse ver.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente Isabel, mas a nossa mídia talvez pense diferente!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Joel...

    Fui vítima em uma dessas cenas que poderia estar neste filme... Consegui voltar e sei bem do que se trata.

    "O caos do trânsito caótico esta na cabeça do motorista contemporâneo, com alcool ou não... Educação urgente é o que precisa!"

    Abraços
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir
  5. Isso é assustador, saber que em questão de momentos a vida é ceifada, pela imprudência, negligencia e até imperícia, neste comercial nota-se que o álcool esta presente, acompanhado de discussões e cansaço, para tanto, o melhor é não beber e conviver para saber viver....

    Um abração.

    ResponderExcluir
  6. Pra quem tem filhos adolescentes é uma questão bastante preocupante, álcool e direção, mesmo qdo os educamos a não beber, estão sujeitos aos "Amigos" que podem se envolver em um acidente na companhia dos nossos filhos, é muito triste ver isso! Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar, ainda não conhecia, pelo menos a musica é linda! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Bela postagem Joe!

    Muito esclarecedor e importante. Um assunto importante!

    Parabens Joe!

    ResponderExcluir
  8. Realmente essa campanha é muito boa, eu tenho 18 anos, estou tirando minha CNH e vou começar a dirigir no trânsito. Graças a Deus eu não bebo, mas sei que tenho que dirigir por mim e pelos outros, pois existem muitos irresponsáveis que bebem e dirigem, além de correrem risco, colocam a vida de inocentes em perigo!

    Ótima postagem amigo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Gratos a todos os amigos pela importantíssima interação!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  10. Campanha como essa é exemplo a ser seguido parabens e obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  11. É um lindo, lindo vídeo. Ele toca, por isto surte efeito. As campanhas tem que ser mesmo mais sentidas, para ativar de fato no cerebro do espectador umtemor verdadeiro. Tem aquela história de que as pessoas só sabem como é uma coisa quando passa por aquilo. Isso não é balela, é real. O cara sabe que pode se machucar ou machucar alguém, mas isto não foi ainda experienciado por ele, por isto não há uma evitação firme e qualquer coisa ganha prioridade sobre a segurança no transito, até o dia em que ele perde alguém ou se machuca gravemente, tendo prejuizos em sua vida.

    ResponderExcluir
  12. Muito boa postagem, caro amigo Joe. Sempre preocupado com essas questões, de abrir olhos e mentes das pessoas.Isso é dádiva.Concordo, deveria ser maisdivulgado sim. Não só no caso do trânsito, mas em todos, o problema no Brasil é a certeza de impunidade e a má aplicação da lei, ora funciona para uns e para outros não. Parabéns. Um abração.

    ResponderExcluir