Escolha uma opção:

domingo, 13 de outubro de 2019

Dicas de trânsito: Como evitar colisão traseira!


Trabalho com trânsito há quase 22 anos e estou aqui para dar algumas dicas sobre esse importante assunto.

Todos dias ainda o ocorrem no mundo milhares de colisões traseiras. Existem inúmeras maneiras de evitar esse tipo de acidente de trânsito. Vejam algumas dicas da Márcia Pontes:


Em geral quem colide na traseira está errado. Essa é a regra. Obviamente existem situações em que essa regra não se aplica.


Se um veículo entrar de repente na sua frente, saindo de uma vaga onde estava estacionado ou até de um cruzamento ou entroncamento, se você colidir atrás não poderá ser responsabilizado.

Isso ocorre porque as causas principais das colisões traseiras são excesso de velocidade, desatenção e distância de segurança incompatível com o veiculo da frente. Se o cidadão entrar de repente na sua frente, nenhum desses fatores poderá ser considerado o meio pelo qual o acidente de trânsito se originou.

Para evitar as colisões traseiras então, basta ter em mente os três pontos citados acima.

Respeitar o limite de velocidade da via em que se encontra é fundamental. Além de evitar levar alguma multa por radar, vai ajudá-lo a poder ter uma reação satisfatória caso o veículo da frente reduza de repente, por qualquer motivo comum ou por um acontecimento inesperado, como, por exemplo, uma criança correndo no meio da via.

Mesmo estando na velocidade correta, a distância de segurança deve ser respeitada. Em geral, numa rodovia, se aplica uma distância de segurança de 3 segundos, para não correr riscos. Isso significa que quanto maior a velocidade da via maior a distância de segurança do veículo da frente.

Numa rodovia, onde se mantém uma velocidade maior e constante, é mais fácil medir a distância de segurança. Visualise uma sinalização de solo ou placa onde o veículo da frente acabou de passar e conte: hum mil e um, hum mil e dois, hum mil e três. Você deve passar na marca depois de contar os três números.

Dentro da cidade é um pouco mais complicado, então a regra é ficar de olho na velocidade da via, não andar colado no veículo da frente e outra dica importante: dirigir com atenção. Veja, também do canal da Márcia Pontes:


No vídeo acima o condutor da moto estava numa velocidade adequada, dentro de uma distância de segurança conveniente, mas dirigindo sem atenção.

Desta forma fica claro que mesmo respeitando as demais regras, se faltar a atenção, o acidente poderá acontecer.

Para finalizar, uma dica de ouro: muitos dos acidentes que ocorrem dentro das cidades é quando dois veículos vão entrar numa rotatória ou cruzamento sinalizado e o veículo de trás colide no da frente, por falta de atenção.

Em geral, devido a pressa diária, o cidadão chega no cruzamento ou rotatória já olhando para o que acontece na via e não presta a devida atenção no veículo da frente.

Assim, acaba dirigindo somente por reflexo e quando pensa que o veículo da frente já prosseguiu marcha, ele ainda está parado, aguardando o fluxo da via, e você colide atrás. Já aconteceu comigo e acontece a todo momento.

Dica óbvia, mas necessária: cole os olhos na traseira do veículo da frente! Tenha em mente que, enquanto ele não prosseguir marcha, você não poderá transitar, então paciência é o ingrediente secreto.

Se restou alguma dúvida, entre em contato.

Abraços renovados para todos!