No curto vídeo acima, onde é ressaltado que os procuradores da Lava Jato pedem que o Lula ingresse no regime semiaberto, existe uma justificativa técnica, uma artimanha da justiça para complicar a vida do presidiário.
Eu tenho uma outra ideia:
Isso se torna evidente, pois ele se declara, sempre que tem a chance, como um preso político, algo que ele não é.
Segundo o Wikipedia, "Um preso político é um indivíduo encarcerado numa prisão pelas autoridades de um país por exprimir, por palavras ou atos, a sua discordância com o regime político em vigor."
Já o Lula não está preso por discordar de nada. Está preso por ato comprovado de corrupção, fim da história.
Penso que o ex-presidente não queira ter esse carimbo na sua ficha, mas agora é um pouco tarde demais para isso.
Ele continua tendo força política, pois foram anos de lavagem cerebral no povo, através da educação e de um forte esquema de corrupção, com o apadrinhamento de inúmeras instituições públicas, mas, como diz aquele velho e formidável ditado "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo."
E assim se institui a famosa Sinuca de Bico, pois se o Lula sair da prisão pelo modais comuns, assina embaixo de uma verdade que todos nós já sabemos: ele não passa de um preso comum! Mas para continuar posando para seus fiéis seguidores que é um preso político, terá que continuar enjaulado.
No fundo "eu tenho pena" do Lula, que corre o risco de passar toda a sua aposentadoria preso e o pior, encenando para o povo brasileiro, que ainda o escuta, que está preso injustamente.
Para isso temos um outro ditado, mais ou menos assim: o mentiroso acredita tanto, mas tanto nas suas mentiras, que acaba acreditando que elas são verdades...
Abraços renovados para todos!