Escolha uma opção:

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

É possível acabar com a corrupção?



Desde que o mundo é mundo a corrupção dele faz parte. Se usarmos a inspiração descrita no Gênesis se observará ali seu primeiro sinal, quando a simbólica serpente ardilosamente corrompe o homem.
A corrupção nada mais é, a meu ver, que o desejo embutido no ser de se utilizar de atitudes que vão contra a moral e os bons costumes, tirando proveito de uma situação. Assim sendo ela definitivamente poderá ser diagnosticada em todas as passagens históricas importantes da humanidade, da qual nem o Bom Jesus escapou.
Mas será então, que algo que de certa forma está na essência da formação de muitos seres, pode um dia deixar de existir?
É uma resposta difícil de deduzir, mas façamos uma comparação.
Tendo em mente que a corrupção surge na mesma proporção que a justiça, imagine o mundo qual uma gigantesca árvore que acabou de nascer.
Essa árvore cresce e ao mesmo tempo em que dá frutos incomparáveis na sua beleza e sabor, gera outros sem nenhum atrativo e que certamente virarão simples adubo, e ainda todos esses frutos têm o mesmo tempo de vida antes de tombarem ao solo.
Agora acrescente uma regra: todo fruto bom que tocar um fruto ruim, o transformará num fruto bom, caso a maioria deles seja dessa natureza. E, obviamente, o contrário também se aplica a essa regra.
A pergunta a ser respondida é essa: quanto tempo os frutos bons levarão para converter os frutos ruins em seus iguais, ou vice-versa?
A resposta é simples: sem a interferência do agricultor isso é impossível, pois somente ele pode ir podando os frutos que não lhe interessam, para que estes não contaminem os demais.
Para a corrupção é a mesma coisa, ou seja, um grupo muitas vezes majoritário busca corromper enquanto outro grupo o combate. Em cada uma das eras do nosso mundo um desses grupos foi maior, mas nunca o suficiente para dominar o outro, mesmo se utilizando de métodos inomináveis.
Em suma, na minha visão, somente quando O Criador Interferir é que finalmente uma só classe existirá no mundo e creio eu saber exatamente qual será esse grupo.
Enquanto isso não ocorrer, a eterna luta entre a corrupção - que visa o amor próprio - e a justiça - que deseja o bem comum - continuará existindo.

5 comentários:

  1. É um mal que graça a humanidade.Combatê-la só com leis que realmente funcionem, mas quem faz as leis?! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Ai ai ai, senti como se acabasse de levar um soco bem nas costelas onde sei que doi deveras, nossa realidade é realmente assustadora e no entanto não fazermos nada para mudar, poque nós somos comparsas dos corruptos, visto que votamos neles para nos representar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o que li no texto...
    Desde que mundo é mundo a corrupção existe e com a mentalidade dos seres humanos que existem nesse planeta eu creio que ainda existirá por muitos e muitos anos se o nosso criador não mudar as regras da encarnação.
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Esse negócio é muito complicado. O povo brasileiro gosta muito levar vantagem em tudo (não falo do estrangeiro porque não conheço). A corrupção está em toda parte: nos lares, nas igrejas, nas empresas, nos clubes... Com a política acontece que quando um candidato bom, puro, angelical é eleito, ele irá trabalhar junto com as feras. se não fizer o jogo das feras os projetos dele não darão um passo. Aí ele passará todo o seu mandato sem nada resolver e na próxima eleição o povo não vota mais nele. Sabedor disso ele garante seu próprio bolso nos quatro anos e procura fazer uma média com os colegas e com o povo e está pronto um novo corrupto. É corrupto o político que põe o dinheiro na mala e depois compra votos e é corrupto o eleitor que vende o seu voto. Como resolver? Religião? E o povo que vive vendendo o Cristo? Oferecendo milagres a qualquer preço? No futebol: um jogador mal pago jogando ao lado de um milionário, pode dar um bom resultado para a equipe? Está tudo errado. Talvez passado a borracha e reiniciando dê certo. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Joel,que texto mais reflexivo!Eu quero acreditar que a corrupção um dia acabará,pelo menos no Brasil,mas está dificil!...rss...Graças a corrupçao que temos essas imagens dolorosas de crianças que vc postou e que não aguento nem olhar,de tanta dor e revolta que me dá!Como um cara que rouba o dinheiro publico consegue dormir depois e ainda ser feliz?Não dá pra entender!Bjs,

    ResponderExcluir