Escolha uma opção:

terça-feira, 28 de junho de 2011

Paradoxo do Aniversário

Em outro dia, ao dar uma passada pelo blog do amigo André Mansim, precisamente na postagem Tem explicação pra tudo, eis que ele citou o matemático Alex Bellos, escritor do livro Alex no país nos números, que você pode conhecer clicando na imagem abaixo.



Na postagem sempre divertida do amigo André foi feita uma referência ao Paradoxo do Aniversário, que trás uma fórmula matemática capaz de comprovar que num grupo de 23 pessoas escolhidas aleatoriamente a probabilidade de que a mesma data de aniversário (dia e mês) se repita é de 50% e num grupo de 57 pessoas a probabilidade sobe para acima de 99%.

Para aqueles que já me conhecem e que sabem (de cor e salteado) que eu também sou maluco por testes e os famigerados quebra-cucas, eu não podia deixar de fazer algum teste. A princípio pensei em pedir para que os amigos que fossem visitando o blog fossem me fornecendo a sua data de aniversário e com isso fizéssemos um teste de quantas pessoas seriam necessárias para que a mesma data se repetisse. Mas depois, pensando melhor, percebi que essa informação é um tanto quanto pessoal, então parti em outra direção.

Como a maioria dos amigos que visita o blog é chegado numa leitura, fiz meu teste com uma relação de escritores famosos, que encontrei no site Nossa Casa, precisamente nesse link: Escritores Famosos, e aferi as informações no site da Wikipédia. Fui seguindo a ordem dos autores que o site disponibilizou e coletei as datas de aniversário de cada um deles, 49 no total, com exceção dos heterônimos do magistral Fernando Pessoa e adivinhem o resultado que eu obtive.

Ganha um pedaço do bolo quem adivinhar! :)

A 19ª data coletada, do autor Henry David Thoreau coincidiu com a 16ª, de Pablo Neruda. Depois a 47ª (Paulo Leminsk) coincidiu com a 9ª (Jorge Luis Borges) e por último a 48ª (Thiago de Mello) coincidiu com a 17ª (Paul Verlaine). Um resumo da ópera: 3 datas iguais entre 49 pesquisadas!

Mesmo assim, achando ser coincidência, dei mais uma pesquisada e descobri um simulador americano interessante, que pode ser acessado clicando AQUI, onde você "faz de conta" que está numa classe de estudo e indica numa caixa de texto o número de alunos e depois clica no botão 'Calculate'. Esse simulador foi desenvolvido justamente para comprovar a teoria do Paradoxo do Aniversário e não é que, coincidência ou não, na primeira vez que coloquei 49 (o mesmo número de escritores que pesquisei anteriormente suas idades) a quantidade de datas que se repetiram foram 3. Não acredita? Eu registrei o fato:



Interessante não? Faça seus testes também!

Pois é, eis novamente a matemática e suas extraordinárias incógnitas!

Abraços renovados para todos!

6 comentários:

  1. Hhahahaha Joe, isso é muito interessante mesmo né, hahahaha, eu acho que falar aqui o dia do aniverssário sem o ano não tem problema algum... O meu é 30 de novembro.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante mesmo e eu 27 de novembro, pertinho do André,srrs...abração,chica ( assim já tem 2)

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante, Joe! Isso refresca a cuca(rsrs) Abração.

    ResponderExcluir
  4. É sinistro mesmo... Eu, por exemplo, faço aniversário dia 17/01 tenho um irmão adotivo que faz 17/11 do mesmo ano... Acho engraçado a coincidência... Tenho uma tia que tinha duas filhas e nasceram mais 2 gêmias... As datas de aniversário das 4 se passam em menos de um mês de diferença... um dia é uma e no dia seguinte são duas e um mês depois a outra... Bizarro...

    ResponderExcluir
  5. A matemática me queima os neurônios com tanta exatidão onde não era pra existir lógica nenhuma ! Enfim, eu nunca havia escutado sobre tal paradoxo. Quanta informação ! kk bem legal !

    Abraço, e ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Joe! No livro Criação Imperfeita, do físico Marcelo Gleiser ele cita alguns teóricos que desenvolvem todas as teorias da formação e evolução do universo através dos números (uma loucura, rsrs). Mas eu acho muito interessante a perspectiva e também gosto muito dos desafios com quebra cucas. Vou lá conferir este livro do Alex. Abração, paz e bem.

    ResponderExcluir