Escolha uma opção:

sexta-feira, 12 de março de 2010

Klotski (1991)



Se tem uma coisa que eu nasci fazendo foi quebrar a cabeça! Amo de paixão perder horas a fio desvendando segredos, mesmo aqueles que parecem impossíveis. E se for de lógica então, me amarro!

Para que eu fale do Klotski, eu tenho que regredir para 1992, quando um eletricista que trabalhava comigo vivia me trazendo quebra cabeças destes feitos a mão, pois sabia do meu passatempo. Um dia ele se superou e me disse que conhecia um quebra cabeça impossível de se passar. Fiquei ansioso! Só que eu precisaria construir o quebra cabeça. Fiz então todas as peças necessárias com mandeira, montei e o levei para casa. Ele consistia em ir movendo as peças e tirar o quadrado maior pela saída abaixo. Lembro até hoje, levei umas duas horas e pouco para conseguir tirar, depois levei mais meia hora para conseguir novamente, aí decorei o segredo que nunca mais esqueci. Anos depois, creio que em 1996, acabei conhecendo o Klotski e eis que a tela 6 era exatamente o quebra cabeça antigo que eu tinha feito de madeira. E fora isso possuia mais 31 quebra cabeças que seguiam o mesmo estilo, foi um excelente desafio!



Incrivelmente eu perdi neste mesmo ano um HD com mais de 300 jogos e o Klotski estava no meio. Alguns anos depois eu querendo jogá-lo novamente para matar a saudade, não conseguia encontrá-lo de jeito nenhum, principalmente porque eu não sabia o seu nome, deu para ver que não é um título tão fácil de guardar, não é mesmo?

O que foi então que eu fiz? Como gosto de programar em Visual Basic, fiz um jogo chamado Quadrados bem simples onde coloquei a tela 6 do Klotski e mais duas inéditas e espalhei para os amigos com o intúito de que alguém me passasse o nome do antigo jogo que eu queria. Meu empenho deu certo, um amigo se não me engano da Players me forneceu o título e eu o tenho até hoje. Inclusive consegui vencer até o mais difícil de seus quebras cabeças, da imagem abaixo.


Teclas de ação:

Mouse - Arrastar as peças

Vídeo do game onde eu passei a 6ª tela do Klotski, aquela que eu fiz de madeira! Mas não vá se alegrando muito, mesmo vendo e revendo vai sofrer se um dia tentar vencer essa tela!

                            

Abraços renovados!